A festa mais popular do Brasil este ano acontecerá entre os dias 25 e 28 de fevereiro. É um evento onde as pessoas dançam e cantam como se não houvesse amanhã, aproveitam de todas as maneiras possíveis e em diversos lugares do país. E você? Já sabe onde vai pular o carnaval esse ano? Já separou confete e serpentina?
Há cidades onde as festas começam bem antes, durante e depois deste período. Existem opções para todos os gostos! Carnaval de rua, bailes e matinês são marcados pelas marchinhas, que fazem parte da tradição carnavalesca do país e que fazem a alegria dos amantes desse feriado. Estão presentes em diversas cidades do interior do país e sem hora para terminar.
Na Bahia o carnaval é, sem dúvidas, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo, com destaque para a cidade de Salvador, que é repleta de cantores famosos, que se apresentam em cima dos trios elétricos. Os camarotes e a maioria dos blocos de carnaval são pagos, e para participar é preciso comprar um abadá (camiseta que garante a permanência dentro do bloco). Quem não quer gastar muito, a melhor opção é acompanhar os blocos na famosa pipoca.
Recife conta com o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada e Olinda (cidade vizinha) possui o carnaval mais diversificado do país. É conhecido por seus característicos Bonecos de Olinda, que são bonecos com mais de dois metros e que saem às ruas junto com os foliões ao som dos contagiantes frevo e maracatu.
O do Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo! E é na Sapucaí onde a magia se concretiza através dos desfiles das escolas de samba da cidade. As fantasias das escolas explicam a história contada na letra do samba enredo, devem ser coerentes ao tema escolhido e estar em harmonia com o conjunto da escola.
O carnaval de São Paulo é similar ao carnaval carioca. Na capital paulista acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade. Assim como no Rio, vale sim a diversão, mas tudo é levado muito a sério! É uma verdadeira disputa para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos.
Apesar do Brasil ser mundialmente conhecido pelo samba e carnaval, nem todo mundo gosta ou está disposto a participar da folia, não é verdade? Então se você é uma destas pessoas que quer aproveitar o feriado de forma mais tranquila, é possível escolher alguns destinos que não mergulham nesta tradição.
Fernando de Noronha, por exemplo, é uma das opções para quem quer fugir do agito. Conta com mais de 20 ilhas tranquilas, onde poderá descansar e praticar esportes aquáticos.
Na cidade de Bonito, localizada no Mato Grosso do Sul, o ambiente é tomado por muita beleza natural e atividades diversas. Lá você poderá aproveitar o feriado para descansar em contato com a natureza.
Em Foz do Iguaçu você também ficará longe da tradicional folia, além de poder estar em três países diferentes em uma viagem curta, já que Foz faz fronteira direta com a Argentina e com o Paraguai.
Com tantas opções para curtir a festa ou descansar, não perca tempo e programe sua viagem para aproveitar o feriado mais esperado do ano!