VIAGEM LIVRE DE ZIKA

Autor:

23 mar , 2016  

Amigos muita atenção! Está chegando o próximo feriado e vocês, com certeza, já planejaram sua viagem para divertir-se em uma praia paradisíaca ou para descansar em contato com a natureza no campo ou montanhas. Não importa o destino escolhido é preciso estar sempre alerta para uma viagem livre de Zika.

Viagem sem risco de contrair a Zika
A Zika é um vírus transmitido por um mosquito da espécie Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya. O vírus provoca sintomas parecidos com os da dengue, contudo mais brandos: febre alta, dor de cabeça e no corpo, manchas avermelhadas, dores musculares e nas articulações. Também pode causar inflamações nos pés e nas mãos, conjuntivite e edemas nos membros inferiores. Os sintomas costumam durar entre 4 e 7 dias. Há outros sintomas menos frequentes, como vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite. No entanto, é bom lembrar que cerca de 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa não percebe que está doente.

 Sintomas da Zika, ChiKungunya e Dengue
Não há uma vacina nem um tratamento específico para o zika vírus e a única forma de prevenção existente hoje é evitar ser picado por ele ao amanhecer e também ao entardecer. Porém, no caso de ser picado tome as seguintes medidas para aliviar os sintomas: descansar, tomar muito líquido e procurar atendimento especializado. O uso de qualquer medicamento não é recomendado, sem a prescrição médica.

Mosquito Aedes-Aegypti
Como a transmissão ocorre pela picada do mosquito, principalmente ao amanhecer e ao entardecer, o mais recomendável é que:

Repelentes contra o Aedes aegypti

• Use continuamente repelentes à base de N,N-Dietil-meta-toluamida (DEET) ou Icaridina, coloque em seu check-list e não deixe para comprar quando chegar ao seu destino.

• Se possível utilize mosquiteiros e telas de proteção para manter o mosquito do lado de fora.

• Use roupas que cubram a maior parte do corpo, como braços e pernas passando repelente nas partes descobertas e sobre as roupas também. Geralmente o mosquito costuma agir a meia altura, principalmente nas pernas das vítimas.

• Não se esqueça de passar o filtro solar antes de usar o repelente, que deve ser a última camada protetora sobre o corpo.

As gestantes devem consultar seu médico para saber qual repelente deverá usar, protegendo, com isto, a saúde dela e a do bebe.

Use camisinha, apesar de não haver confirmação oficial, estudos indicam que existe a probabilidade de contaminação do vírus através do sêmen.

Mosquito Aedes-Aegypti
Pronto! Com estas medidas de prevenção você poderá tranquilamente realizar sua tão desejada viagem, sem correr o risco de além dos souvenires habituais, trazerem também o vírus da Zika como recordação.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Dicas de Viagem