Unidos da Tijuca, uma das maiores escolas de samba do Rio

Autor:

6 fev , 2015  

Foto: Globo

Foto: Globo

A escola de samba Unidos da Tijuca é a terceira escola mais antiga de todo o Brasil. Foi fundada em 1931 por Bento Vasconcelos, Leandro Chagas, Alcides de Moraes e seus irmãos, além de seus primos com suas famílias que compunham a base da Escola.

Com o intuito de unir-se para defender o folclore brasileiro, quatro morros da redondeza se juntaram para criar uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro e do Brasil. O morro do Borel, comunidade da Casa Branca, Ilha dos Velhacos e Formiga fazem parte dessa história. Além de defender as raízes do folclore nacional também lutavam por causas populares presentes no sangue dos antepassados como o samba.

Este ano completa 84 anos de trajetória no carnaval do Rio de Janeiro com um difícil começo, reestruturações no meio do caminho. A Unidos da Tijuca foi campeã sete vezes, entre os grupos especial e de acesso.

1936: Foi campeã com o enredo “Sonhos Delirantes”, nesta época não existiam as regras do campeonato atual.
1980: A segunda vitória com o enredo “Delmiro Gouveia”, no grupo de acesso, chamado na época 1B.
1987: Tricampeonato no grupo de acesso, com o enredo “As três faces da moeda”.
1999: Primeira vitória no grupo especial, com o enredo “O dono da terra”.
2010: Conquistou sua quinta vitória, com o enredo “É Segredo!”, produzido pelo carnavalesco Paulo Barros.
2012: Voltou a ganhar com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, uma homenagem feita para Luiz Gonzaga.
2014: Marcou presença e teve sua sétima vitória, quarta no grupo especial, com o enredo “Acelera Tijuca” em homenagem a Ayrton Senna.

Carnaval Rio de Janeiro 2015

Unidos-da-tijuca-campea

Foto: Maricá Info

Todos os anos o Rio de Janeiro aguarda milhões de turistas de todo o mundo para assistirem o carnaval na Sapucaí, além dos blocos de rua e eventos carnavalescos que acontecem na cidade. Os hotéis no Rio de Janeiro oferecem boas opções de hospedagem para todos os bolsos e em bairros bem localizados e de fácil acesso para cair na folia.

Os desfiles das escolas de samba do Rio começam no domingo, dia 15 de fevereiro com a escola Viradourou e fecha o desfile no dia 16, segunda-feira, com a campeã de 2014, Unidos da Tijuca, com o enredo ‘Acelera, Tijuca’, desenvolvido pelo então carnavalesco da agremiação, Paulo Barros.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,