A Tocha Olímpica e Paralímpica Rio 2016

Autor:

8 abr , 2016  

Através da Tocha Olímpica e Tocha Paralímpica Rio 2016 será transportado um dos símbolos mais importantes dos Jogos Olímpicos: a Chama Olímpica, que representa a paz, a união e a amizade entre os povos.

Bandeira-Olimpica

Reunindo inovação, movimento e brasilidade as Tochas Rio 2016 refletirão a essência do revezamento, que é o encontro da tradicional chama com a diversidade harmônica, a energia contagiante e a natureza exuberante representada pelas cores da Bandeira brasileira.

Tocha-Olimpica-Aberta

– Tocha Olímpica com os segmentos abertos –

As tochas Rio 2016 possuem o mesmo conceito de criação reunindo inovação, movimento e brasilidade, para mostrar o senso de igualdade e a equivalência de importância das duas. Quando estão fechadas são semelhantes, porém quando se abrem em um movimento ascendente, como um corpo que amplia seus limites norteados pelos valores do movimento Paralímpico mostram suas características diferenciadas.

Tocha-Paralimpica-Aberta

– Tocha Paralímpica com os segmentos abertos –

Os segmentos da Tocha Olímpica e Paralímpica Rio 2016 refletem a essência do revezamento, que é o encontro da tradicional chama com a diversidade harmônica, a energia contagiante e a natureza exuberante representada pelas cores da Bandeira Brasileira.

Céu – O ponto mais alto da Tocha Olímpica simboliza o Sol, cuja cor semelhante ao ouro está representada na conquista máxima dos jogos.

As montanhas – A beleza natural do Rio, representada pelas curvas verdes de seus morros e vales.

O mar – Ondulações orgânicas e fluídas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

O solo – Nossa terra representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

Os Pilares

Tocha Olímpica

 

Tocha Paralímpica

Espírito Olímpico – Presente na textura triangular que remete aos três valores Olímpicos: excelência, amizade e respeito, e no efeito de flutuação dos segmentos, inspirado nos corpos dos atletas voando no ar.

  Espírito Paralìmpico – Relevos sinuosos e contínuos simulam os altos e baixos de uma vida baseada em conquistas. A flutuação dos elementos é a expressão da determinação.

Diversidade Harmônica – Um eixo multicomposto expressa união e diversidade, com partes individuais formando um conjunto.

 

Diversidade Harmônica – A união entre os elementos singulares e desiguais representa o espírito de superação e respeito. Respeito às diferenças e objetivo comum pelo esporte.

Energia Contagiante – Os segmentos se abrem e liberam energia para o momento do beijo, quando a chama passa de uma tocha para outra.

 

Energia Contagiante – Os segmentos se abrem como um corpo que se expande e ultrapassa os limites previsíveis, em uma atitude de superação que entusiasma e inspira.

Natureza Exuberante – Recortes revelam as formas orgânicas da natureza e as cores do Brasil.

 

Envolvimento Real – Com inscrições em braile, comunica os valores que orientam ao encontro de atitudes positivas, criando uma conexão duradoura que permite uma nova visão do mundo, de valorização da diversidade.

Desde a pré-história a chama olímpica é considerada um símbolo sagrado, que para os gregos significava a criação do mundo e a sua renovação. O ritual do revezamento começa na Grécia, onde o fogo olímpico é aceso através dos raios solares. O percurso deve ser feito, quando possível, por terra.

Tocha Olímpica

A tocha percorrerá o país durante 90 dias em um grande revezamento, do qual participam aproximadamente 10 mil pessoas, que terão a responsabilidade de conduzi-las por mais de 300 cidades espalhadas pelas cinco regiões do Brasil, com a finalidade de levar a mensagem olímpica para além da cidade que sediará o evento envolvendo toda a população no clima dos jogos. O último atleta que receberá a chama será o responsável por acender a Pira Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos que acontecerá no Estádio do Maracanã.

Pira-Olimpica

A alegria contagiante do povo brasileiro e seu imenso calor humano serão os motores que abastecerão de energia o revezamento da tocha em todo o território Nacional, até chegar ao Rio de Janeiro, cidade escolhida como sede das Olimpíadas 2016.

LEIA TAMBÉM:
• BLOG: Olimpíadas Rio 2016 – Souvenirs Obrigatórios.
• BLOG: Algumas Curiosidades bem Interessantes sobre as Olimpíadas

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro