Tequila, A Bebida Mexicana por Excelência

Autor:

7 nov , 2016  

gold-tequila-shots

A tequila é uma bebida nacional mexicana típica do município de mesmo nome no estado de Jalisco, cuja história remete à época pré-hispânica, quando índios de origem náhuatl descobriram que com a fermentação do suco extraído do agave se obtinha o pulque, este que somente podia ser bebido por sacerdotes, governantes, guerreiros e anciãos.

Na antiguidade, durante a época colonial, as fazendas produziam a tequila para seu próprio consumo. Em 1765 foi outorgado a Don José Guadalupe Cuervo a autorização para a produção, enquanto que em 1873 o principal responsável pela exportação deste produto aos Estado Unidos foi Don Cenobio Sauza.

Com o tempo, a tequila foi se industrializando até chegar a ser comercializada em grande escala, no entanto, ainda existem diversas destilarias que preservam seus procedimentos artesanais para a produção desta saborosa bebida.

Os principais povoados onde é fabricada são Tequila e Amatitán, porém também existem outras localidades que a elaboram, como Arandas, Atotonilco el Alto e Los Altos , em Jalisco.

Elaboração da Tequila

a-man-work-in-tequila-industry

A elaboração da tequila consiste em cortar as pencas do agave azul (Agave Tequilana Weber), única espécie de planta certificada para sua produção, até que se obtenha somente a “piña”, a qual é cozida em fornos de pedra e barro para posteriormente se espremida, a fim de assim conseguir seus “méis”. Uma vez extraída, estas são colocadas para fermentar com leveduras em recipientes de aço inoxidável.

Quando os sucos extraídos estiverem fermentados, estes são colocados em contentores aquecidos em fogo baixo para seu processo de destilação, para finalmente serem armazenados em barris de carvalho ou azinheira durante determinado tempo, o que dependerá do tipo de armazenamento que se deseja.

Como degustar a tequila?

tequila-with-a-lemon

As diferentes classes de tequila são: branca ou prata, jovem ou ouro, “reposado”, envelhecida e extra envelhecida, e a melhor forma de degustar esta bebida é em um pequeno copo de vidro, chamado “caballito”, tomando pouco a pouco ou de uma vez só, acompanhado de sal e limão. Também é possível beber com molho ácido e doce, conhecido como “sangrita”.

Em sua viagem a Guadalajara ou Puerto Vallarta, não deixe de provar a bebida mais representativa do México e conhecida mundialmente!

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

BestDay

Ultimos posts BestDay (Ver todos)

México

,