Samba, o ritmo do carnaval!

Autor:

2 fev , 2015  

carnaval samba

Considerada uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba nasceu da mistura de estilos musicais africanas no século XIX. Alguns dizem que foi exatamente na Bahia, pois lá que se concentrava maior parte dos escravos da época colonial, no entanto foi no Rio de Janeiro que ganhou força e criou raízes. No início do século XX, em meados dos anos 20, era um ritmo musical tachado como malvisto porque era ligado à cultura negra. Mesmo sendo perseguido, o samba se fortificou e nos anos 40, na época do governo Vargas começou a ser visto como um símbolo da cultural nacional do país.

Seu ritmo é marcado com instrumentos de percussão como o surdo, tambor e timbau que são acompanhados pelo pandeiro, cavaquinho e o violão. Com o passar do tempo, outros instrumentos compunham novos ritmos ao samba como o piano, saxofone e a flauta.

As letras do ritmo são marcadas por histórias do cotidiano e aos poucos o ritmo começou a ter suas derivações e com isso as canções também mudaram: algumas mais nostálgicas, outras mais românticas.

Samba-de-roda, samba-de-breque, partido-alto, samba-enredo, samba-canção, pagode e outras derivações que este ritmo brasileiro pode ter.

Samba-enredo e carnaval

O samba-enredo surgiu junto com as escolas de samba na década de 30 quando as primeiras escolas de samba iam para as ruas do Rio de Janeiro e precisavam de uma história para contar desde que fossem, histórias oficiais do Brasil. No início faziam dois sambas-enredos para cada escola: um para entrar na avenida e o outro para quando a escola voltasse. 

Com o passar dos anos, o samba-enredo foi se adequando as necessidades das escolas de samba e o seu ritmo ficou mais rápido para que as escolas desfilem no tempo previsto. Hoje em dia, para o samba-enredo ser considerado tal como, ele deve retratar o enredo escolhido pela escola de samba. Cada escola tem o seu e os assuntos abordados em seus desfiles não podem ser iguais.

O sambódromo do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outras regiões do Brasil que fazem desfile de escolas de samba já estão se preparando para o carnaval 2015. Desde o ano passado as organizações dos eventos carnavalescos juntamente com as escolas já começaram a fazer ensaios técnicos de cada escola na avenida para que nenhum detalhe fique de fora dessa festa tão esperada o ano todo pelos brasileiros e turistas do mundo inteiro.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil