Rota Cervejeira da Serra Gaúcha

Autor:

9 nov , 2016  

Se você pensa que a Serra Gaúcha vive apenas dos chocolates e dos vinhos, você está muito enganado. Os amantes de uma boa cerveja também encontraram seu lugar no sul do país, podendo se deliciar com uma boa cerveja artesanal na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha.

rota-cervejeira-da-serra-gaucha

A rota cervejeira foi criada em outubro de 2015 e leva você para visitar cinco cervejarias artesanais distribuídas nas cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Nos passeios é possível conhecer um pouco dos ingredientes utilizados, o ambiente da fábrica, o processo de fabricação e, claro, acompanhado de muitas degustações.

Cervejaria Vitrola

Esta cervejaria de Nova Petrópolis mantém a tradição alemã, e tudo ali é feito manualmente. A fábrica é focada na produção de cervejas de alta fermentação e tudo é produzido, do rótulo à receita, de forma totalmente artesanal.

cervejaria-vitrola

Cervejaria Edelbrau

Também localizada em Nova Petrópolis, esta cervejaria resgata a cultura dos seus antepassados alemães e oferece a melhor cerveja puro malte. A fábrica tem capacidade para produzir 40 mil litros de cerveja e chopp por mês.

cervejaria-edelbrau

Cervejaria Rasen Bier

Com o slogan “Cerveja de Gramado”, esta cervejaria artesanal é uma das mais conhecidas da região. Mantendo a tradição alemã, onde a cerveja deve conter apenas água, malte, lúpulo e levedura, a Rasen Bier produz quatro tipos de cerveja: Pilsen, Ambar, Weizen e Dunkel.

cervejaria-rasen-bier

Cervejaria Gram Bier

Com pouco tempo de mercado, a Gram Bier já se tornou referência de cerveja artesanal na Serra Gaúcha. A fábrica produz seis diferentes estilos de cerveja, todas puro malte e com sabor marcante e bem encorpadas.

cervejaria-gram-bier

Cervejaria do Farol

De todas as cinco cervejarias esta é a mais antiga, e é mais uma que procura seguir os padrões da produção alemã, excluindo por completo o uso de corantes e estabilizantes, garantindo uma cerveja de alto grau de qualidade. Depois da visita à fábrica, os visitantes podem subir os 135 degraus que dão acesso ao topo de um farol, de onde se tem uma incrível vista de Canela.

cervejaria-do-farol

A rota tem a proposta de levar os aficionados por cerveja em um passeio cheio de histórias e conhecimentos sobre a bebida e o seu processo de fabricação, e o melhor, tudo feito de forma artesanal. Ela ainda é pouco conhecida, mas é uma vivência única em meio aos belíssimos cenários da Serra Gaúcha.

Agora você tem um motivo a mais para visitar o sul do país e conhecer outra particularidade dessa região!

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Ana Luiza Petrocchi

Brasileira, nascida em Belo Horizonte, morando atualmente em Cancún, México. Adoro viajar, conhecer pessoas, suas origens e culturas, absorver e compartilhar experiências vividas. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Ultimos posts Ana Luiza Petrocchi (Ver todos)

Brasil, Dicas de Viagem