Porto de Galinhas e belezas vizinhas – o melhor do litoral de Pernambuco

Autor:

28 abr , 2015  

Piscinas naturais, águas mornas e transparentes, o paraíso pernambucano Porto de Galinhas ainda tem surf, gastronomia de primeira e muito mais!

Com certeza um dos destinos mais procurados do Brasil nos últimos anos, o antigo vilarejo de pescadores de Porto de Galinhas virou moda quando o assunto é praia. Porto vem estampando capas de revistas de turismo com imagens de suas piscinas naturais e mexendo com o nosso imaginário.

Localizado a somente 64 km de Recife, capital de Pernambuco, Porto de Galinhas tem sido votada a cada ano como uma das melhores praias do Brasil. Piscinas naturais ricas em vida marinha, sol, bons restaurantes e uma excelente estrutura hoteleira fazem com que Porto seja o destino perfeito para suas próximas férias.

Piscinas Naturais em Porto de Galinhas

– Piscinas naturais em frente à vila de Porto de Galinhas –

Pra quem vem de outros estados, o ideal é realmente comprar sua passagem direto pra Recife e, posteriormente, contratar um traslado pra Porto. Também dá pra pegar um ônibus que sai todos os dias, de hora em hora, do Cais José Estelita, nas imediações do Camelódromo. Também há os que vão para Maceió e sobem pelo litoral, outra excelente opção.

Este vilarejo, que já foi uma simples vila de pescadores, atualmente é um destino turístico próspero que atrai brasileiros e estrangeiros, tanto para seus luxuosos resorts como para casas de pescadores. A população local aproveitou a onda do turismo para abrir suas portas à hospedagem e também para trocar a pesca pelo transporte de turistas para as piscininhas naturais formadas na maré baixa.

Conhecendo as praias

Uma das praias mais procuradas de Porto de Galinhas é Cupe, uma praia quase deserta cheia de coqueiros e barraquinhas que vendem peixe fresco. Como o mar é forte, a praia costuma receber campeonatos de surfe, especialmente no verão.

Se o que você gosta mesmo é de conforto e de se hospedar em resorts, a sua praia é Muro Alto. É lá que estão instalados os maiores e mais luxuosos resorts de Porto de Galinhas. Ao longo da praia, que por sinal é super calma, você encontrará os famosos Beach Class Resort Muro Alto, Nannai Resort & Spa, Summerville Beach Resort e Enotel Acqua Club.

Quem viaja com crianças encontrará no Pontal de Maracaípe o lugal ideal. Além de quiosques e piscinas naturais onde é possível ver até cavalos-marinhos a praia oferece passeios de caiaque e jangada.

* Atenção: de maio a setembro há muito vento e a praia se reduto de velejadores e praticantes de kitesurfe. O surf também tem seu lugar reservado em Porto e é praticado em várias partes da orla. Maracaípe é Surf por excelência e onde rolam os campeonatos do circuito oficial.

Maracaípe

– Vista do mar pra quem chega à Maracaípe –

Do outro lado do Pontal de Maracaípe fica a praia da Enseadinha. Na maré baixa dá para atravessar a pé de Maracaípe até a Enseadinha. Outra maneira de chegar é caminhando a partir de Serrambi. Como na maioria das praias de Porto de Galinhas, aqui também é possível se refrescar em piscinas naturais e passear de jangada. Não se esqueça de levar um lanche pois não há quiosques nesta praia.

Serrambi é o ponto de encontro de surfistas e mergulhadores, além de formação de boas ondas devido ao arrecife de corais, existem naufrágios que por um bom tempo atraiu caça-tesouros, que acreditavam haver um verdadeiro tesouro em forma de ouro entre os destroços dos naufrágios.

São mais de 15 km de litoral que agradam tanto famílias à procura de tranquilidade, casais apaixonados em busca de privacidade e aventureiros à caça de ondas e vento. Apesar de já haver muitos turistas na região, ainda é possível encontrar paz e tranquilidade em Porto de Galinhas, principalmente nas praias mais afastadas que até hoje lutam para preservar o clima de vila de pescadores que tanto chamou a atenção do mundo para este pedacinho do Brasil.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Sou brasileira mas me considero uma cidadã do mundo, estudei turismo e tive a sorte de morar e trabalhar em diversos países. Como era de se esperar eu adoro viajar e curtir atividades ao ar livre. Atualmente moro no Rio de Janeiro e amo escrever sobre o que o Brasil e o mundo tem a mostrar!

Brasil, Porto de Galinhas

, ,