Porto Alegre, a Terra do Churrasco e do Chimarrão! Um misto de Tradições e Cultura!

Autor:

13 nov , 2015  

Porto Alegre

Capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre pode não ser uma das maiores capitais do Brasil em área e população, mas é uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida e de múltiplas culturas. A cidade gaúcha foi fundada em 26 de março de 1772 e acolheu imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, espanhóis e italianos. Conhecida também como a capital dos Pampas, a cidade é berço de grandes escritores, pensadores, artistas e políticos, além de contar com ricas tradições folclóricas e um significativo Patrimônio Histórico.

Com a agitação de uma grande metrópole e a receptividade de uma cidade pequena, Porto Alegre é a terra do chimarrão, do churrasco e de deliciosos cafés coloniais. Conhecer Porto Alegre e não experimentar o verdadeiro churrasco e o famoso chimarrão é quase uma desfeita, seria como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. A capital gaúcha reserva uma infinita opção de passeios, dentre os quais citaremos abaixo os mais buscados:

Usina do Gasômetro

Um dos mais belos cartões postais da cidade, a Usina do Gasômetro é um centro cultural onde são apresentadas palestras, peças de teatro, shows e diversos tipos de eventos. O local chama atenção por preservar sua chaminé de 117 metros de altura que pode ser vista de qualquer ponto da cidade, além disso, a vista do terraço da Usina, bem como seus arredores é tomada por pessoas que se reúnem para contemplar o pôr do sol no Guaíba.

Parque Farroupilha

Parque Farroupilha

Este é o local preferido para a maioria dos moradores da cidade, conhecido também como Parque da Redenção possui uma grande área verde próxima ao centro da cidade, assim como com inúmeros atrativos. Aos domingos pela manhã serve de cenário para o famoso Brique da Redenção, uma feira de artesanatos, antiguidades e barracas com deliciosa gastronomia.

Rua Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho

Eleita em 2008 à rua mais bonita do mundo e decretada como Patrimônio Ambiental, a Rua Gonçalo de Carvalho é uma das paradas obrigatórias para inúmeros turistas que visitam Porto Alegre. A rua tem cerca de 500 metros e ao longo dela quase 100 árvores formando um extenso túnel verde.

Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público

Construído e inaugurado em 1869 e merecendo destaque por sua arquitetura, o Mercado Público de Porto Alegre reúne produtos típicos, especiarias, artesanatos, além de oferecer opções gastronômicas e um memorial que conta toda sua história e desenvolvimento.

Parque Moinhos de Vento

Parque Moinhos de Vento

Localizado no coração do sofisticado bairro Moinhos de Vento, o Parcão como também é conhecido teve seu nome originado dos grandes moinhos que transformavam o trigo em farinha. Aos finais de semana é sinônimo de gente bonita, rodas de chimarrão e muitas atividades recreativas.

Estátua do Laçador

Estátua do Laçador

Tombada como Patrimônio Histórico em 2001, a Estátua do Laçador representa o gaúcho em seu traje típico, dando as boas-vindas àqueles que chegam à cidade. O monumento é uma homenagem ao 123º aniversário de início da Revolução Farroupilha e um dos principais símbolos de Porto Alegre.

Casa de Cultura Mário Quintana

Casa de Cultura Mário Quintana

Localizada no antigo Hotel Majestic, onde viveu o poeta Mário Quintana, a Casa de Cultura oferece arte e lazer para todas as idades e recebe exposições e apresentações, tanto musicais quanto teatrais. Este é um dos maiores centros culturais do Estado abrigando 14 espaços dedicados a espetáculos de arte, restaurantes, cafés, livraria, teatros, salas de cinema, galeria de arte e muitas outras atrações culturais.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Praça da Matriz

Localizada no coração de Porto Alegre e com um monumento a Júlio de Castilhos em seu centro, esta praça foi palco de fatos marcantes da cidade. Em seu entorno existem diversos prédios de grande importância histórica, como a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o Palácio de Piratini, sede do governo do Estado, o Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa e o Teatro São Pedro, entre outros casarões.

Pôr do Sol Lago Guaíba

Lago Guaíba

O Guaíba é um grande lago de 496 quilômetros quadrados, onde empresas locais organizam saídas para agradáveis passeios de barco, tendo uma bela vista da cidade. As saídas são do Portão Central do Cais do Porto ou do ancoradouro da Usina do Gasômetro. A bela orla do Guaíba também é uma ótima opção para passear à tarde, seja para andar de bicicleta ou para assistir o incrível pôr do sol.

Tire muitas fotos e aproveite cada instante em Porto Alegre, a cidade gaúcha reserva estes e muitos outros pontos turísticos, além oferecer uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica para os viajantes de plantão!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileiro de São Paulo e adotado pelo estado de Minas Gerais. Atualmente vivo em Cancún e aproveito cada momento em sua totalidade. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Daniel Bone (Ver todos)

Brasil, Dicas de Viagem, Porto Alegre

, ,