Os carros alegóricos mais espetaculares da história do carnaval do Brasil

Autor:

9 fev , 2015  

O carnaval chegou ao Brasil no período colonial e ganhou força comercial no século XX. Até chegar ao seu auge, passou por muitas transformações. Os famosos carros alegóricos que fazem a cabeça do público nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e Bahia surgiram em meados do século XIX na Europa por causa das festas daquela época que deram origem ao nosso carnaval de hoje.

Com a chegada do carnaval no Brasil no início do século XX, as pessoas no Rio de Janeiro já enfeitavam seus próprios carros para desfilar na rua e cantar e com isso começaram a se organizar e surgiram as escolas de samba. Aos poucos mais escolas foram sendo criadas e a necessidade de um campeonato e organização foi surgindo, então foi criada a Liga das escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Para deixar os desfiles mais bonitos os carros alegóricos começaram a ser feitos pelos próprios foliões.

Foto: Abril.com

Foto: Abril.com

Como os carros alegóricos são feitos?

Geralmente os carros são feitos com a carcaça de um caminhão ou ônibus para a base da alegoria e os mecânicos adaptam a suspensão da carroça para poder suportar todo o peso que vai por cima dela com as alegorias e pessoas e muitas vezes alargam o tamanho para que fique mais espaçoso.

Com a base feita, a magia da parte artística começa a ser moldada. Os carpinteiros fazem parte do acabamento em madeira e com isopor os profissionais esculpem as peças de alegorias para dar vida ao carro, algumas escolas usam fibra de vidro também.

Passada essa fase, a pintura começa a ser feita e os enfeites em tecidos, plumas, paetês, lantejoulas deixam a alegórica com outra cara, mas para se tornar um carro alegórico luxuoso mesmo, a tecnologia tem que fazer parte e isso começa com as luzes e a pirotecnia que são programas no computador de bordo de cada carro. A criatividade e imaginação são o que realmente fazem a diferença nos carros.

Os carros alegóricos mais bonitos da história do carnaval

O carnaval 2015 promete trazer mais tecnologia, mesmo assim é difícil fazer uma lista com as alegorias mais lindas e espetaculares da história do carnaval.

No carnaval de 2003 a Mangueira do Rio de Janeiro entrou na avenida com um carro abre-alas Egito super imponente com tamanho que foi considerado um dos carros com maior extensão que entrou na Sapucaí, além do luxo.

Em 2004, a Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro apareceu com o Carro do DNA. Foi um dos mais comentados dos últimos tempos. Não tinham tantas peças e isopor no carro e sim pessoas que faziam uma coreografia simulando o DNA em movimento. Realmente espetacular.

Foto: Marco Antônio Teixeira / O Globo

Foto: Marco Antônio Teixeira / O Globo

Outro carro abre-alas grandioso foi o Tambores da Salgueiro (carnaval de 2009), onde os artistas da Intrépida Trupe participaram do desfile na Sapucaí.

Foto: Casa do Samba

Foto: Casa do Samba

Cada ano que passa, o luxo e a tecnologia dos carros são superadas.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil

,