Os blocos de rua mais tradicionais do Carnaval do Rio

Autor:

4 fev , 2015  

Foto: Celso Pupo / Agência

Foto: Celso Pupo / Agência

Os tambores na Sapucaí já estão sendo aquecidos desde dezembro com os ensaios técnicos do desfile das escolas de samba no Rio, mas do lado de fora, nas ruas da cidade, os tambores também fazem sucesso e são tradicionais na cidade maravilhosa com os blocos de rua.

Nessa época os hotéis no Rio de Janeiro são super disputados nos pontos mais turísticos, como na zona sul da cidade, onde encontrará a maior concentração de foliões que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo.

Carnaval Rio: Folia carioca

A folia carioca vai muito mais além dos desfiles. As ruas da cidade ficam tomadas pelos blocos carnavalescos e no carnaval 2015 não seria diferente. Os blocos de rua do Rio surgiram em meados do século XIX com foliões que iam para as ruas do Rio se divertir e até que a imprensa começou a classificar os tipos de folia e determinar que eram blocos de rua.

Os blocos de rua começam a desfilar dois sábados antes do carnaval, mas é recomendável confirmar, pois a programação pode sofrer alterações.

Principais blocos de rua Rio de Janeiro 2015

Atualmente são mais de 500 blocos de rua autorizados a desfilar e todos os anos novos blocos surgem na cidade do Rio de Janeiro. Separamos alguns blocos tradicionais que estão espalhados pela cidade:

  • Bloco Cordão da Bola Preta: Fundado em 1918 é o bloco carioca mais antigo e desfila no centro da cidade.
  • Bangalafumenga: Bloco de 1998 que desfila durante todo o ano no bairro da Lapa.
  • Banda de Ipanema: Desde 1964 atrai foliões de todas as idades pelas ruas de Ipanema.
  • Cardosão de Laranjeiras: No bairro de Laranjeiras o bloco reúne gerações por meio do samba desde meados dos anos 60.
  • Bloco Largo do machadinho, mas não largo do Suquinho: Um bloco para a criança com cantigas de roda e músicas infantis no ritmo de marchinhas de carnaval para a criançada se esbaldar.
  • Bloco Barbas: Desde 1985 no bairro de Botafogo, o bloco faz a alegria do público ao desfilar com um caminhão pipa dando banho para aliviar o calor do Rio.
  • Orquestra Voadora: Um bloco novo, de 2008 que em suas marchinhas de carnaval cantam rock and roll e começam a cantoria no Aterro do Flamento e terminam no Jardim do Museu de Arte Moderna (MAM).

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,