Oktoberfest de Blumenau – Símbolo Cultural de Santa Catarina

Autor:

7 set , 2015  

Oktoberfest é sinônimo de tradição e folclore, não apenas uma festa onde se toma todo tipo de cerveja.

Oktoberfest_9

Durante 18 dias os blumenauenses mostram ao mundo a riqueza cultural de sua origem germânica, demonstrada através do amor pela música, dança e gastronomia típicas, com a finalidade de preservar os costumes de seus antepassados, que sairão da Alemanha para formar colônias na região sul do Brasil.

Fundo

Símbolo da cultura o Oktoberfest é uma festa típica comemorada no mês de outubro em Blumenau, cidade que possui uma forte descendência alemã. Inspirada na tradicional “Oktoberfest de Munich” este evento brasileiro é uma tradição passada de geração em geração, desde a chegada dos primeiros colonos alemães à região no século XIX. Na década de 80, dois meses após uma grande enchente, que devastou a cidade, a prefeitura realizou o primeiro festejo, com o intuito de amenizar os prejuízos matérias e morais que sofreram os moradores da cidade.

Oktoberfest

– Oktoberfest em Munique –

Embora seja realizado também em outras cidades do país, o Oktoberfest de Blumenau é considerado atualmente o segundo maior evento brasileiro perdendo somente para o carnaval, por este motivo a cidade preparou uma completa infraestrutura hoteleira para receber os milhões de participantes nacionais e internacionais que são atraídos por este grande evento.

Oktoberfest_5

– Parque Vila Germânica em Blumenau –

Vila Gêrmanica, sede do Oktoberfest de Blumenau, apresenta todas as características de uma autêntica cidade do interior da Alemanha. Com suas lojas instaladas em casas típicas, restaurantes, choperias, museus e casas de lanches localizadas dentro do Parque Vila Germânica, onde também são comemoradas outras festas importantes na cidade como o Osterdof (páscoa), a Sommerfest e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Oktoberfest_4

Durante o desenrolar da celebração são consumidos milhões de barris de cerveja e degustados pratos e petiscos típicos da cozinha alemã e regionais, bem como uma grande variedade de doces servidos tradicionalmente nos cafés coloniais. Também poderá conhecer e saborear cervejas artesanais produzidas por importantes marcas internacionais nas várias cervejarias distribuídas pela cidade.

Oktoberfest_6

Após os desfiles realizados na Rua XV de Novembro, com divertidos carros alegóricos, grupos de danças folclóricas, conjuntos musicais, grupos de caça e tiro, rainhas e princesas, que dão início à celebração, outras várias atividades são realizadas diariamente tanto na Vila Germânica como em diversos pontos da urbe, tais como apresentação de grupos folclóricos de dança alemã, bandas de todos os gêneros e folclóricas e o carro da cerveja, Bierwagen, que passa pelas ruas distribuindo chopes para todos.

Oktoberfest_2

Na festa acontecem também alguns concursos, como o do Chopes de Metro, onde os participantes têm que tomar, no menor tempo que possam 600 ml de chopes colocados em um tubo de um metro de largura sem tirá-lo da boca, acontece todas as noites e todos podem participar, desde que sejam maiores de 18 anos, concurso de beleza para eleger a rainha e duas princesas para a festa do ano seguinte e o concurso do rei do tiro ao alvo atividade característica da região.

Eleicao-Rainha-Oktober

Programe suas férias para o mês de outubro verificando as promoções da Bestday! Além de ter a opção de conhecer as encantadoras cidades do sul brasileiro, como Joinville e o Balneário Camboriú, com suas lindas praias e intensa vida noturna.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

Janine Davila

Sou originária do México, Distrito Federal, e atualmente moro em Quintana Roo. Escrevo sobre viagens, turismo, gastronomia, vida selvagem, maravilhas naturais e lugares escondidos para visitar.

Blumenau, Brasil

,