O Museu Subaquático de Arte: Arte Escondida nas Profundezas do Mar do Caribe

Autor:

15 dez , 2015  

Quem poderia imaginar que no fundo do mar, em um mesmo lugar, existem mais de 400 figuras arquitetônicas? Parece incrível pensar que estas estátuas possam suportar a pressão do mar, tempestades e o exorbitante crescimento da flora marinha. Isso é possível através do Museu Subaquático de Arte, um lugar mágico que você poderá visitar!

O Museu Subaquático de Arte (MUSA) está localizado nas águas do Caribe entre Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc. O objetivo desta exposição permanente é a criação de recifes artificiais que harmonizem a vida do homem e o mar. Muitas espécies marinhas que haviam emigrado voltaram a viver ao redor ou nestas estátuas de concreto dando nova vida ao parque.

Os monólitos estão elaborados com matérias que foram importadas da Inglaterra, moldados e formados com concreto alcalino, cujo interior está fortalecido por uma estrutura de varas de fibra de vidro para evitar que o movimento do mar mova as estruturas ou as destroce.

Cada estátua tem um estilo particular, inclusive um lado humano. São figuras que encarnam sorrisos, olhares contemplativos, manifestações de silêncio. Cada sonhadora estátua tem uma história de uma pessoa de carne e osso; na verdade, o escultor destas peças, Jason deCaires Taylor, imortalizou as pessoas, animais e objetos nas suas esculturas, como o “Cachorro Morto” ou o conhecido “Fusquinha” que abriga um grande número de lagostas no seu interior.

“A Jardineira da Esperança” ressalta a personalidade de uma simples garotinha com feição brincalhona tocando seu rosto com as mãos. Ao lado, um regador simboliza a esperança de que as plantas que estão ao redor crescerão dia a dia. Todas as manhãs e a cada tarde, entre jogos e cantos, a garotinha observa o crescimento de pequenos corais, convertendo sua contemplação em um instante de reflexão para o mergulhador visitante.

Outra escultura que se destaca é o “Man on Fire”, que descreve a um homem duro, de olhar pensativo e lábios grossos que procura no horizonte alguma resposta à sua vida e seus medos. Uma escultura que foi recentemente terminada é a da “Tia Herlinda”, que encarna a uma jovem donzela com um sorriso angelical segurando uma lâmpada que ilumina à sua volta, convidando à reflexão pessoal. A “Tia Herlinda”, agora está no fundo do mar dando proteção e ternura aos seres marinhos que se aproximam da sua morada.

Para os amantes do snorkeling e do mergulho, o Museu Subaquático de Arte se converteu em uma das principais atrações em Cancún e em uma mostra de que os sonhos podem se tornar realidade; é um alerta para recriar o fundo marinho e um incentivo para proteger o surpreendente mundo que nos rodeia.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

Ángel Caballero García

Sou formado em Turismo Internacional pela Universidade Anáhuac Cancún e bacharel em Filosofia. Sensível à arte, observador, promotor turístico, amante da cultura e da música.

Últimas Posts Ángel Caballero García (Ver todos)

Cancun, Isla Mujeres, México