O Místico e Fantástico Abismo de Anhumas

O místico e fascinante Abismo de Anhumas

Autor:

12 ago , 2016  

O primeiro contato que tive com o Abismo de Anhumas foi em uma publicação, onde aparecia a foto de uma enorme caverna iluminada apenas por um facho de luz do sol, a qual ficou gravada na minha memória instigando-me a fazer as malas e partir para explorar um dos lugares mais místicos e fascinantes do Brasil.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas - Abismo de Anhumas

Aventura e natureza sempre foram as duas paixões da minha vida, portanto nas minhas férias de fevereiro viajei para Mato Grosso do Sul, com destino à meca do turismo ecológico brasileiro, o município de Bonito, que fica a aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Campo Grande.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-formacoes-rochosas

Passados muitos anos me lembro como se fosse hoje, com um calorzinho no coração de saudades e um sorriso no rosto, a indescrítivel emoção que senti quando vi aquele buraco no chão. Apenas isso, um simples buraco no chão que esconde uma enorme caverna submersa do tamanho de um campo de futebol, e que olhando do lado de fora não dá nem para imaginar a surpresa que nos espera.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-treinamento-de-rapel

O primeiro passo, para entrar na caverna é fazer um treinamento um dia antes, em uma plataforma montada no centro da cidade, e se você for aprovado, meu conselho é seguir imediatamente para o hotel e descansar, para estar bem preparado para o dia seguinte.

o-místico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-entrada-do-abismo-de-anhumas

Bem cedinho partimos com a equipe para nosso destino, o Abismo de Anhumas. Chegando a fazenda nos preparamos para a descida. Quando vi a fenda de perto a primeira coisa que pensei foi: será que meu “corpito” cabe aí dentro? O que eu estou fazendo aqui? Porque inventei isso?

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-deck-no-lago

Coisas da ansiedade! A descida é feita de dois em dois, no começo a passagem é um pouco estreita, o que faz parte da aventura, mas logo em seguida se alarga e eu me vi sem nenhum ponto de apoio, com as pernas penduradas sobre uma imensa caverna que se estende por toda volta lá embaixo, e lá no fundo uma plataforma flutuante de madeira em um lindo lago de águas cristalinas.

o-mistico-e-fascinante-abismo-de-anhumas-formacao-rochosa-o-guardiao

Fiquei sem fôlego! A sensação é indescritível, à medida que o nervosismo vai passando fui me dando conta da beleza sobrenatural deste lugar, que concentra dezenas de formações cônicas de calcário, algumas com até 20 metros de altura, que se elevam de dentro das águas, sendo uma das mais famosas o “Guardião”, que possui a altura de um homem acocorado sobre uma pedra repousando seus “braços” sobre os joelhos. Usando uma roupa especial por causa das águas geladas tive a oportunidade de flutuar para vê-las bem de pertinho. Mergulhadores profissionais têm a oportunidade de descer até 20 metros de profundidade, para admirar este cenário onírico em toda sua extensão e luminosidade.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-passeio-de-bote-no-lago

Fizemos também, um passeio de bote por toda a extensão do lago, com guias que nos contam um pouco sobre a história da caverna, além de mostrar todo o esplendor das estalactites e estalagmites que estão neste local a milhares de anos.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-rapel

Agora, quem está acostumado a praticar aventuras radicais sabe que superar o caminho de volta também faz parte da emoção. Desceu? Agora têm que subir, e não existe outra maneira de sair do abismo senão como entrou, portanto de rapel. A sensação de vencer o desafio é muito gratificante, mas eu cheguei lá em cima no bagaço total, mas acima de tudo, ficou aquela euforia por ter vivido algo tão incrível e visto coisas tão bonitas.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-formacoes-rochosas

O Abismo Anhumas é sem dúvida, um dos lugares mais impressionantes de Bonito e talvez do mundo, então se você tiver oportunidade e um pouco de preparo físico, encare esta aventura. Depois você poderá contar que já viveu a emoção de ter descido ao centro da terra, e que esta foi uma das experiências mais inacreditáveis e surreais da sua vida.

o-mistico-e-fantastico-abismo-de-anhumas-Estalaguitites-e-Estaligmites-no-Abismo-de-Anhumas

Então vamos lá, liberte os seus sentidos e permita-se experimentar as cores, cheiros e sabores deste destino para estabelecer um elo de intimidade com a natureza, não perca mais tempo! Consulte uma agência especializada para ajudá-lo a fazer seu planejamento, e entre de corpo e alma nesta mística aventura, que você jamais esquecerá!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Bonito, Brasil