O Legado de Oscar Niemeyer no Brasil

Autor:

27 abr , 2015  

Nas palavras de Oscar Niemeyer “a forma segue a beleza”. E a arquitetura até hoje segue seu inconfundível estilo.

Há uma série de maneiras de se deixar um legado. Algumas pessoas têm filhos, alguns escrevem livros e outros, ainda mais ousados, criam edifícios que são verdadeiras obras de arte. E foi isto o que fez o arquiteto Oscar Niemeyer.

Ao longo de seus 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer desafiou as regras e até mesmo enganou a morte por um bom tempo enquanto ainda trabalhava em suas últimas obras. Ele faleceu em dezembro de 2012 e recebeu uma linda homenagem no obituário do jornal americano The New York Times.

Museu Oscar Niemeyer

– Museu Niemeyer, Curitiba –

Com certeza o maior desafio de Niemeyer foi, a partir de 1956, projetar os principais edifícios que seriam construídos em Brasília, quando a cidade foi criada para ser a nova capital do Brasil. Oscar Niemeyer foi ainda o principal arquiteto responsável pela obra de muitos de seus prédios públicos – uma oportunidade única para determinar a aparência e o estilo de uma cidade inteira em apenas alguns anos.

Ele quebrou todos os moldes, criou linhas e formas nunca antes vistos em um projeto tão importante, longo e que envolvia tantos interesses políticos. Politicamente falando, ele estava alinhado com a extrema esquerda, o que às vezes complicou sua carreira, especialmente durante os anos de ditadura militar no Brasil e durante a Guerra Fria.

Filosoficamente, Niemeyer desafiou a ‘verdade inquestionável’ dos modernistas contemporâneos que diziam que “a forma segue a função.” Ele afirmava: “a forma segue a beleza”. 

Museu de Arte Contemporanea Niteroi

MAC: Museu de Arte Contemporânea, Niterói –

E não é somente o Brasil que tem o privilégio de ter obras deste mestre da arquitetura, quando você estiver viajando pelo mundo, suas obras podem ser vistas em:

Paris: Edifício do L’Humanité e sede do Partido Comunista Francês

Nova York:Prédio das Nações Unidas em Manhattan

Avilés (Espanha): Centro Cultural Oscar Niemeyer – Uma de suas obras preferidas

Milão: Sede da Editora Mondadori

Argélia: Prédio da Universidade de Constantine

Portugal: Cassino de Funchal

No total, ele assinou mais de 600 obras no Brasil e no mundo e ainda recebeu prêmios como o da Unesco, Prêmio Pritzker de Arquitetura, Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, Royal Gold Medal pelo Royal Institute of British Architects e Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de Paris.

Em 2005 Niemeyer deu uma entrevista para o New York Times Magazine, onde disse: “A tarefa final do arquiteto é sonhar. Caso contrário, nada acontece”. E nos sonhos de Niemeyer, a beleza foi encontrada em linhas curvas. Como ele mesmo dizia ‘o que me atrai é a curva sensual que se encontra no corpo de uma mulher perfeita’. Criatividade significa também dobrar as linhas retas.

Provavelmente foram estas ideias e sonhos o maior legado de Oscar Niemeyer.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Sou brasileira mas me considero uma cidadã do mundo, estudei turismo e tive a sorte de morar e trabalhar em diversos países. Como era de se esperar eu adoro viajar e curtir atividades ao ar livre. Atualmente moro no Rio de Janeiro e amo escrever sobre o que o Brasil e o mundo tem a mostrar!

Últimas Posts Tatiana Omegna Maistrello (Ver todos)

Brasil