O “Kikito” Coloca Gramado no Mapa do Cinema

Autor:

13 jul , 2015  

O Festival de Cinema de Gramado é uma das principais atrações da cidade, sendo oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema em 1973 e nas últimas quatro décadas foi palco de momentos significativos, quer para a história como para a afirmação da arte cinematográfica do Brasil. Depois da sua internacionalização, nos anos 90, abrangendo filmes de outros países latinos, Espanha e Portugal, o festival foi finalmente considerado um dos mais importantes do género, realizando-se todos os anos sempre na primeira quinzena de agosto.

Festival-de-Cinema-de-Gramado

A primeira edição, que surgiu da união entre a Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo, Educação e Cultura do Estado, aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, com a disputa pelo Kikito, conhecido na época como o “Deus da Alegria”, cuja estatueta foi criada por Elizabeth Rosenfeld.

O Kikito é o prêmio máximo concedido no festival e inicialmente era considerado um símbolo da cidade de Gramado. Muitas vezes referido erroneamente como “Kikito de Ouro”, o troféu era feito em madeira. Esta confusão é criada pela comparação feita com outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro da Veneza. A verdade é que, de fato, o troféu é fabricado em bronze.

Palacio-de-Festivais-de-Gramado

Todos os anos são escolhidos filmes para quatro categorias: curtas metragens brasileiras, curtas metragens gaúchas, longas metragens brasileiras e longas metragens estrangeiras. Alguns dos importantes nomes do cinema nacional e internacional foram já premiados, em Gramado, como Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Othon Bastos ou Marieta Severo. Já os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado prestam homenagem a atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

Este ano realiza-se a 43ª edição do festival, do dia 07 a 15 de agosto e grande parte das obras nomeadas será exibida no Palácio dos Festivais, com ingressos acessíveis para todos. Os homenageados para este ano já foram escolhidos, onde a atriz Marília Pêra será distinguida com o Troféu Oscarito e o diretor Daniel Filho com o Troféu Cidade de Gramado.

Lago-em-Gramado

Se ainda não conhece Gramado, o festival poderá ser a desculpa ideal para a sua primeira visita e aproveitar para passear pela cidade. O destino oferece uma beleza única, principalmente durante o inverno e conta com o necessário para recebê-lo em conforto para férias de família ou uma escapadinha romântica. Compre com a BestDay os hotéis disponíveis e as passagens aéreas com as melhores tarifas.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Nascido em França, mas com o coração português, considero-me um autodidata na escola da vida e tento sempre ser o melhor naquilo em que me dedico. Sou um amante da boa gastronomia e apaixonado pelo Handebol. Atualmente trabalho para a empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Alain Cruz Sousa (Ver todos)

Brasil, Gramado