NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Autor:

22 abr , 2016  

mascotes-rio-2016-natacao

A natação sempre foi um dos esportes mais atrativos das olimpíadas. Em um determinado momento das provas, a grande maioria das pessoas, que acompanham o esporte, param e se perguntam: Como uma pessoa pode nadar tão rápido?

Pois é amigo, isso é o resultado de anos de dedicação e treinamento, buscando sempre baixar o tempo, mesmo que sejam em milésimos de segundos. Claro, isso falando das provas rápidas, pois também existem as provas de resistência, onde a grande dúvida que paira é se o atleta tem parentesco com alguma espécie de peixe ou se desenvolveu alguma técnica de respiração na água.

Prova Olímpica de Natação

Brincadeiras a parte, a natação entrou para os jogos olímpicos nas Olimpíadas de Atenas em 1896,onde o húngaro Alfred Hajos conquistou o ouro na prova dos 100 metros livre.

Nessa época as provas de natação eram disputadas em águas abertas, como no Rio Sena, nas olimpíadas de Paris em 1900. A modalidade passou a ser disputada em piscina nos jogos de Londres em 1908.

Natação em Águas Abertas

A estreia das mulheres neste esporte só aconteceu nos jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, onde a australiana Fanny Durack foi a mais rápida na prova dos 100 metros livre.

Natação Feminina nas Olimpíadas

As provas de natação são disputadas em diferentes distâncias e estilos, ganhando sempre quem completa a prova em menor tempo. Existem também as provas por equipes, como as provas de 4 x 100 metros, que podem ser em estilo livre ou medley, que reúne os 4 estilos na mesma prova: craw, costas, peito e borboleta.

Revezamento na Natação

O maior medalhista da natação na história dos jogos olímpicos é o nadador norte-americano Michael Phelps, que conquistou um total de 22 medalhas, sendo 18 destas de ouro, em três olimpíadas, sendo considerado também o maior atleta olímpico da história.

Nadador Michael Phelps

A prova dos 50 metros livre é a mais rápida nesta modalidade. É simplesmente impressionante ver o preparo físico dos atletas que a disputam, pois além de, como disse, serem muito rápidos dentro d’água, na grande maioria das vezes, nesta prova os atletas nunca tiram a cabeça da água para respirar. O nadador brasileiro Cesar Cielo é o detentor dos recordes, Olímpico e Mundial, dos 50 metros livre.

Nadador Cesar Cielo

Valerá muito a pena acompanhar as provas de natação nas Olimpíadas Rio 2016, pois estarão nas piscinas alguns dos maiores nomes do esporte no mundo, bem como jovens revelações que sempre garantem competições acirradíssimas.

Natação Olímpica

As provas serão disputadas no Estádio Aquático Olímpico, na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Não perca tempo e já se programe para ver de perto cada braçada deste esporte que sempre trouxe grandes alegrias ao Brasil.

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Igor Santos Barcellos

Administrador de Empresas por formação e curioso por vocação, amo conhecer novos lugares e tento aprender o máximo sobre sua cultura, seu povo e sua história. Sou admirador dos mais variados esportes, em especial os de velocidade e um amante incondicional das motocicletas. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Ultimos posts Igor Santos Barcellos (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,