Museu do chocolate? Conheça os mais tradicionais do mundo!

Autor:

29 abr , 2015  

Quem é #chocólatra sabe que esse delicioso derivado do cacau merece um museu (e um bom stock na despensa)

Você sabia que o Brasil é o sexto colocado no mundo quando o assunto é consumo de chocolate? Nossa média per capta é de 2 quilos de chocolate, isso que é gostar da guloseima!

Apesar da ideia de tornar o cacau uma bebida dos deuses ter sido dos Maias e Astecas, foram os suíços que tiveram a brilhante ideia de misturar o cacau com leite e acabaram criando o nosso querido e amado chocolate. Não é à toa que eles fazem os melhores chocolates do mundo.

Exhibits from the Chocolate Factory at TIF-HELEXPO S.A. in Thessaloniki, Greece.

– Através dos Maias e Astecas, o velho continente conheceu a bebida “Xocoalt” –

Para que você conheça mais sobre esta delícia, selecionamos museus do chocolate (isso mesmo!) pelo mundo para você comer com os olhos e mergulhar no mundo do chocolate:

QChoco-Story – Brugge – Também com museus em Paris e Praga

A Bélgica também tem muita tradição em chocolates, por isso tem um museu especialmente dedicado ao produto. São aproximadamente mil objetos que remontam à história e evolução do chocolate e também mostram as características típicas que tornam o chocolate belga um dos mais saborosos do mundo. A visita termina com nada mais nada menos que uma deliciosa degustação.

O Reino do Chocolate – Gramado, no Brasil

Em um espaço de 1,6 mil metros quadrados com salas interativas, este museu reconstruiu a história do chocolate e atualmente oferece um delicioso passeio que inclui visita a uma mini fábrica, túnel do tempo, galeria da história e muito mais! Super recomendável para crianças, o ingresso custa somente R$ 10,00.

Museum Of Cocoa and Chocolate – Bruxelas, na Bélgica

Este museu demonstra o processo de fabricação do chocolate e ainda oferece um Tour Gourmet com duas horas e meia de duração com explicações sobre o Centro Histórico de Bruxelas, a origem do doce e como ele chegou à Europa.

Museu de Chocolate Cadbury World – Reino Unido

Criado pela empresa Cadbury, este museu foi projetado para tours interativos sem guia com três horas de duração. O espaço conta com jogos eletrônicos, painéis touch, vídeos com efeitos especiais e uma linda decoração cenográfica. É necessário agendar com antecipação.

Hershey’s Chocolate World – Pensilvânia, nos Estados Unidos

Este museu tem unidades em Chicago, Nova York, Xangai, Dubai e Cingapura, mas é o Hershey’s World da Pensilvânia o maior e mais famoso do mundo. A visita neste museu começa mostrando a colheita do cacau e passa por diferentes ambientes interativos e tematizados até chegar ao chocolate propriamente dito, produto final da marca.

O legal desse museu é você poder fazer seu próprio chocolate utilizando equipamentos da fábrica e criar uma embalagem personalizada. Vale a pena antecipar o planejamento de onde ficar em NY e já ir agendando a visita.

Hershey's Chocolate World store in New york

 – Hershey’s Chocolate World Store, em New York –

Musée les Secrets du Chocolat- Geispolsheim, na França

O passeio começa com a exibição de um filme sobre o cacau. Logo após, o visitante passa por cenários que remetem ao período dos Astecas e por uma exposição de máquinas antigas que eram utilizadas para produzir a manteiga de cacau. Também há um workshop sobre chocolate artesanal.

Museu de la Xocolata – Barcelona, na Espanha

Além de apresentar um tour pela história, este museu também mostra o valor simbólico, econômico e cultural do chocolate para a sociedade. Degustações, oficinas em grupo, workshops e visitas guiadas também estão à disposição dos visitantes.

Imhoff Schokoladen Museum – Colônia, na Alemanha

Já na entrada do Schokoladen Museum há uma fonte de chocolate de três metros altura onde você poderá mergulhar waffles e saborear o chocolate quentinho e derretido! Não vale entrar na fonte!!! Entre os destaques do museu estão verdadeiras árvores de cacau, vídeos e lindos pôsteres que mostram a trajetória das propagandas de chocolate desde 1926.

E aí, chocólatra, já planejou sua viagem pra visitar estes templos do cacau?

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

Wander Oliveira Campos

Um cara comum, que gosta de viajar, apaixonado por tecnologia e viciado em internet, que escreve nas horas vagas.

Últimas Posts Wander Oliveira Campos (Ver todos)

Dicas de Viagem

,