Maracanã, um dos maiores estádios do mundo

Autor:

29 out , 2014  

bestday-brasil

Em 1950, ano de copa do mundo da época, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã foi inaugurado. O nome Maracanã vem do tupi-guarani, da palavra “macará” que significa chocalho e “nã” ao som de pássaro da família Psittacidae referente à família pertencem espécies como o papagaio, a jandaia e a arara, pois antes da construção do estádio, havia no local uma grande quantidade das aves.

O jogador Didi (Waldir Pereira) entrou na história do Maracanã depois de fazer o primeiro gol do estádio em 1950 em um amistoso entre as equipes de Rio e São Paulo. Finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira, o Maracanã também foi palco do milésimo gol de Pelé.

Sem dúvidas é uma das atrações no Rio de Janeiro que nenhum turista deve deixar de conhecer. Na hora de montar o roteiro da viagem, além de escolher hotéis no Rio de Janeiro, o Maracanã tem que estar na lista de lugares para conhecer.

Orguho carioca e do Brasil 

Conhecido como “Maraca” pelos cariocas que fazem questão de demostrar orgulho por um dos maiores estádios de futebol do mundo.

bestday-Maracana-rio

Ao passar do tempo, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso e hoje em dia cedia grandes eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade, inclusive, foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, com jogos de futebol e as cerimônias de abertura e de encerramento e no próximo ano, em 2015, vai sediar as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 e o futebol.

Para que todos esses eventos pudessem acontecer, o Maraca passou por diversas obras de modernização. Atualmente a capacidade do estádio é de 78.839 espectadores e com isso é o maior estádio do Brasil.

Tour no Maracanã

Para conhecer o Maracanã você não precisa espera um jogo para, você pode fazer um tour e conhecer o Museu do Futebol.

O turista pode escolher por uma visita guiada ou não, no entanto a visita guiada tem explicações e curiosidades da história do Maracanã e do futebol de deixar qualquer visitante com os olhos brilhando.  A visita guiada dura mais ou menos uma hora e percorre o gramado, tribuna de imprensa, setores do Maracanã, auditórios de coletiva, área de aquecimento e passa pelos vestiários, claro que a mesma visita também pode ser feita sem guia.

bestday-Maracana

As atrações no museu vão desde painéis de fotografias, miniaturas da Taça da Copa do Mundo, Fuleco e brincadeiras interativas para os visitantes entre outras atrações.  

Vale a pena destacar que ao subir a rampa do metrô Maracanã é possível ver o Cristo Redentor ao fundo, um outro ponto turístico do Rio que vale a pena conhecer. O Maracanã está na R. Prof. Eurico Rabelo.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro