Lisboa, a magia de Portugal

Autor:

13 abr , 2016  

Lisboa é a capital de Portugal e o primeiro ponto de entrada quando visitar a Europa. É uma cidade diferente, que reflete uma mistura cultural sempre presente na arquitetura dos seus edifícios e monumentos, assim como nas suas tradições.

Em 1755 a cidade ficou destruída quase na sua totalidade depois de um forte terramoto, tendo sido reconstruída sobre o mando de Marquês de Pombal, criando o estilo hoje conhecido como Pombalino, que poderá ser apreciado principalmente na Praça do Comércio, mais conhecida como o Terreiro do Paço. A arquitetura pombalina é caracterizada por grandes avenidas, organizadas ortogonalmente, e por prédios baixos e extensos.

Estilo-Pombalino-de-Alfama-em-Lisboa

O que fazer em Lisboa?

Em si mesma Lisboa é uma cidade moderna e cosmopolita, conciliando a sua enorme tradição histórica e cultural com estruturas, museus e monumentos modernos. O exemplo disso mesmo encontra-se no Mosteiro dos Jerónimos, um dos monumentos mais visitados em Lisboa; a Alfama que é uma área dedicada à vida noturna do povo para o povo; e o Chiado, um bairro completamente reconstruído depois do grande incêndio de 1988 cujos trabalhos foram projetados pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Mosteiro-dos-Jeronimos

Uma das atrações que eu mais gosto na capital é, sem dúvida, o Oceanário de Lisboa que está incluído no Parque das Nações, construído no âmbito da Expo 98, uma exposição a nível mundial. O Oceanário é considerado o segundo maior do mundo no seu género e dedica-se principalmente aos estudos da biologia marinha e oceanografia. Além disso, abriga a uma extensa coleção de exemplares de aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos.

Oceanario-de-Lisboa-no-Parque-das-Nacoes

Para os amantes do futebol proponho que visitem a Catedral da Luz (Estádio da Luz – Benfica). Esta infraestrutura oferece um estilo arquitetônico único, sendo a casa das famosas águias do SL Benfica e que recebeu a final do Campeonato da Europa em 2004, assim como a final da Liga dos Campeões em 2014.

Outro marco muito importante em Lisboa é a Torre de Bélem, localizada na orla do Rio Tejo. É uma importante torre que servia para proteger a cidade, mas ao mesmo tempo representar o nacionalismo português e de todos os seus anos de domínio territorial. Hoje, é considerada parte do Patrimônio Mundial para a UNESCO.

Estadio-da-Luz

Como bom português tenho o meu monumento favorito em Lisboa. O Monumento aos Descobrimentos é, sem dúvida, o que melhor representa a história de Portugal. Erguido a mais de 50 metros de altura, tem várias esculturas incrustradas na sua estrutura representando as pessoas mais importantes da história do país, principalmente da era dos descobrimentos, como o Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Afonso V e Diogo Cão. No total são 32 pessoas representadas neste monumento.

Monumento-aos-Descobrimentos

Gastronomia e Tradições de Lisboa

Você não pode deixar de conhecer o Bairro Alto, localizado no centro da cidade. Este bairro está recheado dos típicos tascos portugueses (cafés), onde pode saborear um bom vinho tinto, provar umas pataniscas ou uns pastéis de bacalhau e, claro, ouvir um fado alfacinha, concluindo uma experiência cultural incrível que poderá apenas experimentar aqui.

Alan

Não tem como esquecer os pastéis de nata. Sim, esses famosos pastéis de nata ou comumente conhecidos como pastéis de Belém, que as franquias como Starbucks tentam imitar e vender em todo o mundo, são tradicionais de Lisboa e algo que você deve provar de preferência acompanhado por uma bica (um café expresso na gíria lisboeta).

Na sua próxima visita à Europa ou a Portugal, recomendo que visite esta fantástica cidade que oferece uma grande variedade hoteleira, culinária e de tradicional. Lisboa é de ver, provar e chorar por mais!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Nascido em França, mas com o coração português, considero-me um autodidata na escola da vida e tento sempre ser o melhor naquilo em que me dedico. Sou um amante da boa gastronomia e apaixonado pelo Handebol. Atualmente trabalho para a empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Alain Cruz Sousa (Ver todos)

Dicas de Viagem