A importância dos Jogos Paralímpicos

Autor:

10 jun , 2016  

A coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade são os valores dos Jogos Paralímpicos que acontecerá entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016 no Rio de Janeiro, contando com a presença de 4350 atletas de 176 países, com o refrão “Espírito em Movimento” introduzido em 2004 nos Jogos Paralímpicos de Atenas.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_- Bandeira

O esporte paralímpico surgiu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições, onde participariam veteranos da II Guerra Mundial com lesões medulares. O esporte foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física destes pacientes.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_12

O principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência. Esta inclusão é submetida a uma adequação, para dar oportunidades de vivências produtivas às pessoas envolvidas e também para uma maior percepção de que o profissional deve ser valorizado por suas potencialidades e pela contribuição que oferece à sociedade.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_8

Ao longo dos anos, o movimento Paralímpicos vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitude, garra, força, esperança, confiança, fé e principalmente perseverança fizeram com que os Jogos Paraolímpicos se transformassem no segundo maior evento do mundo e, o excelente desempenho conseguido pelos atletas brasileiros foi responsável pelo surgimento de verdadeiros heróis nacionais, como o nadador Clodoaldo Silva, ganhador de seis medalhas de ouro e uma de prata em Atenas, 2004.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos - Natação

São vinte e sete modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas e duas irão estrear nesta edição de 2016 no Rio de Janeiro.  Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, existem esportes exclusivos para deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_7

Ao longo da história, diversos atletas com deficiência física participaram de edições dos Jogos Olímpicos, obtendo excelentes resultados. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em 1976 conseguindo sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2008, pela primeira vez terminou a competição entre os dez primeiros no quadro de medalhas, ficando em nono lugar com 47 medalhas. Os principais destaques paraesportivos do país foram: os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, os corredores Lucas Prado, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_5

O famoso clichê: “o importante não é vencer, mas simplesmente competir”, hoje em dia tem uma conotação mais evidente na paralímpiada, pois o atleta deficiente antes de competir oficialmente para representar seu clube, associação ou até mesmo seu país, tem que competir com ele mesmo, e contra os obstáculos que encontra diariamente.

A-importancia-dos-Jogos-Paralimpicos_11

Exemplos de vida, de superação, ousadia e coragem estes atletas merecem toda a atenção do mundo! Participe desta Paralimpíada que acontecerá pela primeira vez na América do Sul. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro os espera com braços abertos!

LEIA TAMBÉM:
• BLOG: As Incríveis Mascotes das Olimpíadas Rio 2016
• BLOG: Tocha Olímpica e Pralímpica Rio 2016

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Ultimos posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,