Gramado no Foco dos Holofotes

Autor:

20 jul , 2016  

Festival de Cinema Brasileiro e Latino

Luz! Câmera! Ação! O Festival de Cinema Brasileiro e Latino em Gramado, neste ano de 2016 terá início no dia 26 de agosto e término dia 3 de setembro, período no qual a principal cidade turística da Serra Gaúcha ficará no foco dos holofotes.

Gramado no foco dos holofotes - Palácio do Festivais

O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado firmou-se em tempos políticos duros, driblando a censura nos anos 70. Sua estreia aconteceu em janeiro de 1973, passando desde então a ser realizado anualmente, primeiro em épocas diferentes do ano e depois da década de 90 sempre no mês de agosto.

Gramado no foco dos holofotes - Palácio dos Festivias

As primeiras edições foram marcadas pelo escândalo, nudez e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. A disputa pelo Kikito anima os debates, cria polêmicas e transforma a inspiração cinematográfica nacional no assunto preferido entre artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e do público em geral.

Gramado no foco dos holofotes - Kikito

Desde a edição do primeiro festival, a cidade de Gramado passou a ser um enorme palco que reflete as glórias e crises do cinema nacional. A partir dos anos 80, com o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do festival, o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no país.

Gramado no foco dos holofotes - Entrada do Palácio dos Festivias - Kikito

Famosa pela fabricação do típico chocolate suíço e por sua Festa de Natal, com o festival de cinema, Gramado tornou-se conhecida não só em todo o país, mas também internacionalmente, reunindo um grande número de filmes e de pessoas que gostam de falar sobre cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com uma melhor qualidade. Atualmente o festival se converteu em um espaço indispensável para a publicação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

Festival de Cinema Brasileiro e Latino - Kikito-Deus-do-Amor

A encantadora cidade de Gramado, com seu cenário alpino, recebe uma média de 150 mil turistas neste período, que visitam a cidade para acompanhar a agenda do Festival e ver de perto seus ídolos favoritos. Em 1992 a sede do evento passou a ser o Palácio dos Festivais, época está em que também incluiu na mostra filmes latino-americanos justificando o nome oficial “Festival de Cinema Brasileiro e Latino”. Nos anos 80 ele atingiu seu auge transformando-se no o festival mais significativo do país.

Gramado no foco dos holofotes - Festival de Cinema Brasileiro e Latino

A competição no evento é dividida em três categorias: filmes brasileiros de longa-metragemfilmes de longa-metragem estrangeiras; filmes brasileiros de curta-metragem. Além disso, consta em seu calendário oficial a Mostra Informativa, que inclui longas-metragens brasileiros ou estrangeiros, porém fora do circuito competitivo.

O Festival tem como objetivo mostrar as novidades na produção cinematográfica brasileira e latina, concorrendo para lançar as obras e talentos que surgem neste campo, gerando discussões, conferências, encontros, painéis e a divulgação das mais recentes publicações, entre outros tantos eventos conectados ao mundo do cinema.

Festival de Cinema Brasileiro e Latino - Palacio-de-Festivais-de-Gramado

E você vai deixar passar está oportunidade de ver seu artista predileto bem de pertinho? Óbvio que não! Tenho certeza que você já fez sua reserva de voo e hotel para participar deste incrível festival anual e também para conhecer a deliciosa Suíça Brasileira!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil, Gramado