GINÁSTICA ARTÍSTICA NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Autor:

3 jun , 2016  

Com uma mistura de força, flexibilidade e equilíbrio, a ginástica artística sempre foi uma das modalidades olímpicas queridinhas do público. Como esses atletas conseguem fazer essas acrobacias? Com muito treino e disciplina! Eles certamente farão você repensar sobre os limites do corpo humano.

Ginástica Artística

A ginástica artística faz parte das Olimpíadas desde sua primeira edição na Era Moderna, que aconteceu em 1896 na cidade de Atenas (Grécia). Exige muita precisão e concentração dos atletas, já que um milésimo pode comprometer sua classificação.

Cada ginasta é obrigado a seguir um roteiro de exercícios e o objetivo é acumular o maior número de pontos possíveis em cada uma das provas para sair vitorioso. Este esporte engloba várias provas, tanto no masculino quanto no feminino. São Elas:

FEMININO MASCULINO
Solo Solo
Barras assimétricas Cavalo com alças
Trave Argolas
Salto sobre o cavalo Salto sobre o cavalo
Barras paralelas
Barra fixa

Enquanto as provas masculinas procuram demonstrar a força e o domínio corporal do ginasta, as femininas dão um destaque maior à vertente artística, flexibilidade e agilidade.

Na edição de 1976, nas Olimpíadas de Montreal, a romena Nadia Comaneci protagonizou um feito histórico: Se tornou a primeira ginasta (entre homens e mulheres) a receber nota máxima de todos os jurados! Nesta edição ela conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Nadia Comaneci, Ginástica Artística
Claro que não poderia deixar de citar alguns dos ginastas mais famosos do Brasil, como a Daiane dos Santos (ao som do clássico brasileirinho) e os irmãos Daniele e Diego Hipólito. Aposto que eles já te emocionaram e já te fizeram ficar pertinho da TV esperando a pontuação depois de uma lindíssima apresentação.

Daiane dos Santos, Ginástica Artística

Os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 representaram um marco para a ginástica artística brasileira. Arthur Zanetti faturou o ouro e entrou para a história como o primeiro medalhista da ginástica do Brasil nas Olimpíadas. Vivendo uma ótima fase (que inclui medalha de prata no mundial em 2014 e ouro no Pan-Americano de 2015, ambos em Toronto), Arthur é um fortíssimo candidato à medalha de ouro esse ano nos Jogos.

Arthur Zanetti, Ginástica Artística

As provas desta modalidade serão realizadas na Arena Olímpica do Rio. Está localizada dentro do Núcleo do Parque Olímpico do Rio e a apenas cinco minutos da Vila Olímpica e Paralímpica.

Você não pode ficar de fora desse grande evento! Aproveite para torcer de pertinho por nossos atletas e de brinde ainda contemplar as lindíssimas paisagens da cidade maravilhosa.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

Caroline Brocco

Brasileira, nascida no interior de São Paulo, morando atualmente em Cancun. Sou apaixonada pelo mundo desde muito nova. Adoro mapas, viajar, conhecer pessoas e experimentar novas culturas. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Caroline Brocco (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,