Galo da Madrugada x Cordão da Bola Preta, qual deles é o maior bloco de rua do mundo?

Autor:

18 fev , 2015  

Bola-Preta

Dois superblocos de rua se destacam e disputam o título de maior bloco de carnaval do mundo. Por um lado o Clube de Máscaras Galo da Madrugada no Recife, e por outro o Bloco Cordão da Bola Preta, o mais antigo e popular do Rio de Janeiro. Esta acirrada competição tornou-se histórica e ano após ano arrasta uma multidão de foliões pelas ruas destas duas cidades.

Desfile do Galo da Madrugada

Em 1995 o gigantesco e tradicional Galo da Madrugada entrou oficialmente para o livro dos recordes Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo, por ter atraído uma grande quantidade de alegres foliões às ruas ao som de ritmos pernambucanos, como o frevo e o maracatu. De acordo com estimativas, por parte da direção do bloco, nos anos de 2013 e 2014 o número de pessoas que se juntou ao bloco aumentou para uma margem de 2,4 milhões no centro do Recife.

Desfile do Bloco da Bola Preta

Por outro lado, o Bloco carioca Cordão da Bola Preta, fundado em 1918 e reconhecido como o mais antigo do mundo, ultrapassou o bloco recifence em 2012 arrastando para a rua 2,5 milhões de pessoas. Estes dados foram confirmados pela Polícia Militar do Rio e pela diretoria do Bola Preta, porém não foi oficialmente publicado no livro dos recordes. Trajando suas tradicionais fantasias brancas com bolinhas pretas e ao som das marchinhas de carnaval, como o clássico “Quem não chora não mama”, o bloco Bola Preta é considerado entre as agremiações como o mais importante, pois a partir dele teve início à maioria dos blocos existentes atualmente na Cidade Maravilhosa.

Independente da rivalidade e disputa entre os blocos, o Carnaval continua sendo uma das maiores experiências culturais do Brasil e um dos feriados mais alegre, colorido e divertido do mundo.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil

,