Ficha Técnica do Brasil

Autor:

15 set , 2014  

Brasil

Considerado o maior país da América Latina e o quinto no mundo, em área total, o Brasil conta com uma área de 8.514.876,599 km² de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Brasil está dividido em 5 regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. Brasília, a capital está localizada estrategicamente no centro geográfico do país. No total são 26 estados e um Distrito Federal.

A agricultura brasileira é responsável por grande parte das exportações e com isso faz com que o Produto Interno Bruto (PIB) seja o maior da América Latina e o nono do mundo. Mas o que faz com que este país seja especial nas Américas é a sua diversidade multicultural e racial por causa da forte imigração de variadas nacionalidades de todos os cantos do mundo, além de ser a única nação onde se fala majoritariamente a língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta.

A moeda brasileira é o Real (R$) desde 1994. Falando em dinheiro, a maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam cartão de crédito. Aliás, é hábito em bares e restaurantes incluírem 10% como taxa de serviço (gorjeta) que não é obrigatória, entretanto, o brasileiro que preza e cobra por um bom atendimento costuma deixar até um pouco mais se o serviço for considerado satisfatório.

O país do futebol tem mais de 190 milhões de habitantes, conforme o censo 2010, onde as regiões sul e sudeste se encontram metrópoles superpopulosas. Na cidade de São Paulo são mais de 20 milhões. O povo brasileiro costuma ser perito em hospitalidade, alegria, generosidade e persistência. Também com paisagens e clima tão propícios é impossível ficar de mal humor.

O clima é predominantemente tropical, com pouca variação de uma região para outra e por essa razão é conhecido como o país tropical. A temperatura média anual é 28º C no Norte e 22º C no Sul. Com quadro zonas diferentes de horário devido a seu tamanho, o primeiro tem três horas a menos que Greenwich(GMT) e cobre grande parte do território nacional, incluindo a capital Brasília. O segundo está a duas horas atrasadas em relação ao GMT e abrange algumas ilhas oceânicas, tais como Fernando de Noronha. O terceiro, com 4 horas a menos em relação ao GMT é nos estados do Centro-Oeste e do Norte, incluindo uma parte do oeste do Pará. Já o último, com -5GMT abarca uma pequena parte do Amazonas e o Acre apenas. São Paulo é uma das cidades que participa do programa de horário de verão entre Outubro e Fevereiro, quando os relógios avançam uma hora.

Antes de conhecer esse maravilhoso país é importante se sentir em segurança, por isso cuidar de seus pertences é sempre recomendável e ter em mãos números de telefone de emergência, tais como: 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), 193 (Corpo de Bombeiros).

Depois de conhecer um pouquinho, muito pouco sobre esse país majestoso que recebe a todos de braços abertos, a vontade é de fazer as malas e percorrê-lo sem fronteiras.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil