Festejos Farroupilhas – Uma tradição Gaúcha

Autor:

20 ago , 2015  

Os Festejos Farroupilhas são eventos que comemoram a cultura Gaúcha e que este ano se acontece de 14 a 20 de setembro, com desfiles e festas em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. Para 2015, o tema adotado para os festejos é “O Campeirismo Gaúcho e sua Importância Social e Cultural”, que tem o objetivo de mostrar às novas gerações, assim como aqueles que visitam a região, as verdadeiras tradições gaúchas e toda a admiração e devoto que os seus habitantes têm pela sua história.

De certa maneira, o evento reproduz e lembra o começo da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução no Brasil, que durou praticamente 10 anos e tinha como objetivo a liberdade, humanidade e igualdade de direitos entre todos. Durante os eventos, a população sai à rua para comemorar, tomar um chimarrão, aproveitando todas as festas que são organizadas.

Festejos-Farroupilhas– Festejos Farroupilhas –

É tradição durante os festejos, que os homens se vistam com bombacha, lenço, guaiaca e um lenço, e que as mulheres celebrem com os seus vestidos de prenda. Esta temática será trabalhada nas atividades das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, além de acampamentos e desfiles.

Danca-e-Cultura-Gaucha– Dança e Cultura Gaúcha –

Em Porto Alegre, capital de estado, principalmente no desfile cívico e no desfile temático, serão destacados, além do campeirismo, os 180 anos do inicios da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz de Ponche Verde. As festividades nesta cidade são geralmente no Parque da Harmonia e são consideradas de grande importância pela sua população.

Acampamento-Farroupilha-no-centro-de-Porto-Alegre– Acampamento Farroupilha no centro de Porto Alegre –

Os festejos espalham-se por 30 lugares de todo o estado do Rio Grande do Sul e este ano já foram escolhidos os tópicos a serem representados e trabalhados: a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.

Aproveite este evento tradicional que explica um pouco mais da cultura e história do estado que representa o verdadeiro significado do orgulho Gaúcho, para viajar e conhecer cada um dos destinos, como Gramado, Caxias do Sul e Rio Grande do Sul.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Nascido em França, mas com o coração português, considero-me um autodidata na escola da vida e tento sempre ser o melhor naquilo em que me dedico. Sou um amante da boa gastronomia e apaixonado pelo Handebol. Atualmente trabalho para a empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Alain Cruz Sousa (Ver todos)

Brasil

,