Estação da Luz, um lindo e antigo lugar turístico em São Paulo

Autor:

11 nov , 2014  

bestday-Estacão-da-Luz (3)

Alguns hotéis de São Paulo têm como público-alvo o turismo de negócios e são estruturados para hóspedes corporativos e estão localizados no centro na cidade, mas quem viaja a São Paulo a passeio não precisa se preocupar, pois há muitas opções e também localizadas em ótimos pontos da cidade que facilitam o turismo.

Para não perder nenhuma as várias atrações de São Paulo, você pode se informar no hotel com os recepcionistas, separar um pequeno mapa da cidade e por meio do balcão de informações turísticas, traçar o seu roteiro.

Grande parte das atrações será necessária utilizar meios de transportes e por que um deles não pode ser mais uma das atrações? Isso acontece com a Estação da Luz.

A Estação da Luz é uma estação ferroviária que tem transferência gratuita para o metrô (que tem o mesmo nome “Estação da Luz“) e é uma das estações mais importantes já que por ela chegam trens de varias linhas e destinos da cidade.

bestday-Estacão-da-Luz (2)

A aparência desta estação é muito similar às construções inglesas (Big Ben e a abadia de Westminter) e realmente foram inspiradas nelas, já que a matéria-prima era enviada desde a Inglaterra para São Paulo.

Desde 1901 a estação está aberta, mas não houve inauguração, pois conforme partes da estação ficavam prontas já eram ativadas para facilitar a vida do cidadão. Por causa disso se tornou o ponto de encontro da cidade. Para chegar na capital as pessoas eram obrigadas a desembarcar lá. Desde pessoas comuns e personalidades época passaram pelo saguão da Estação da Luz.

Expresso Turístico

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo criou o projeto “Expresso Turístico” na Estação da luz em 2009 com locomotivas movidas a diesel e andam a mais ou menos quarenta quilômetros por horas que tem capacidade para 170 pessoas.

bestday-Estacão-da-Luz (1)

São trens destinados para o turismo em cidades próximas da capital que fazem parte do circuito turístico, como o trem para Paranapiacaba, uma cidade a mais ou menos 48 quilômetros da capital que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade. Além disso, o caminho que o trem faz passa por outros pontos interessantes da cidade, como o Memorial do Imigrante onde o passageiro pode ver alguns trens antigos, entre eles uma Maria Fumaça em atividade.

Reconstrução da Luz

A Estação da Luz foi construída em uma das partes do Jardim da Luz (projetado pelo Barão de Mauá). Em 1946, a estação teve um incêndio o qual a destruiu parcialmente e com isso foi fechada e até a reconstrução ser feita, voltou a ser reinaugurada em 1951 e passou por outras reformas até 1982 quando foi tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).

Entre os anos 90 e início do século XI, a Luz passou por outras restaurações que ajudou a anexação do Museu da Língua Portuguesa que foi inaugurado em 2006. Na frente da estação, ainda parte do Jardim da Luz há outro ponto turístico muito conceituado, a Pinacoteca do Estado.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, São Paulo