Deliciosos Sabores do Pantanal

Autor:

12 fev , 2016  

Sem dúvida a culinária por si é uma das mais completas formas de expressão cultural, pois através dela podemos atingir melhor compreensão da história e de como vive uma determinada região.

Temperos do Pantanal

Dentre os diversos paraísos naturais que o Brasil possui, um dos mais exuberantes, dono de fauna e flora especialmente diversificadas é o Pantanal. É nesse cenário encantador, de costumes e culturas peculiares, que se desenvolveram novas tendências para o mundo gastronômico. Os pratos típicos do Pantanal incluem carnes, peixes, massas e sofrem até mesmo influência da cultura paraguaia. Entre os principais pratos podemos citar:

Caldo de Piranha Caldo de Piranha

O Caldo de Piranha é uma iguaria da região pantaneira e outro campeão na preferência do pantaneiro, além de muito fácil de ser encontrado em bares e restaurantes. Costuma-se tomar o caldo de piranha em cumbucas ou xícaras, também é comum bebê-lo bem apimentado, há ainda quem goste de engrossar o prato com a farinha de mandioca. O caldo é conhecido como Viagra do Pantanal e deve ser servido antes de uma peixada ou churrasco, como entrada e acompanhado de torradas.

Macarrão de Comitiva

Macarrão de Comitiva

Também conhecido como Macarrão de Boiadeiro ou Pantaneiro, esse prato é feito com macarrão quebrado e frito na banha e acompanhado de cebola, alho, carne seca picada e temperos regionais. A novidade fica pelo fato de primeiro a massa ser frita ainda crua e só depois cozida. Este prato é simples e saboroso, além de tradicional na alimentação do peão pantaneiro durante as longas jornadas conduzindo as boiadas pela planície.

Arroz Carreteiro

Arroz Carreteiro

Talvez este seja o carro-chefe da culinária do Pantanal, que diferente do prato gaúcho ele leva carne soleada (intermediária da carne de sol e do charque). A importância deste prato na gastronomia local surgiu justamente com os peões pela facilidade em ser preparado.

Costelinha de Pacu

Costelinha de Pacu

Entre os inúmeros tipos de peixes encontrados na culinária pantaneira, o pacu chama a atenção pela maneira de como é preparado. A costelinha empanada do peixe é um excelente tira-gosto, crocante e muito saboroso. Também chamada de ventrecha, este delicioso prato pode vir com itens como arroz, feijão, pirão e mandioca.

Chipa

Chipa

Presente nas mesas do Pantanal, a Chipa Pantaneira é preparada com polvilho, queijo e moldada em formato de ferradura. É um biscoito de origem paraguaia que é bem semelhante ao pão de queijo mineiro, mas com consistência e sabor próprio. Apesar da semelhança em sabor, a Chipa pode ser comida fria com café e é mais seca que o pão de queijo mineiro. Essa tradicional receita tem origem na celebração da Sexta-feira Santa, quando, devido ao resguardo religioso, as mulheres preparavam uma quantidade de Chipa na véspera para ser consumida no dia seguinte.

Estes são alguns dos pratos que compõem a simples, mas deliciosa gastronomia do Pantanal. Programe sua viagem e aproveite para saborear as típicas e variadas opções deste maravilhoso destino!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileiro de São Paulo e adotado pelo estado de Minas Gerais. Atualmente vivo em Cancún e aproveito cada momento em sua totalidade. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Daniel Bone (Ver todos)

Brasil