Curiosidades do Cristo Redentor

Autor:

5 out , 2016  

Falar do Rio de Janeiro é falar de uma das maravilhas do mundo moderno: O Cristo Redentor, de 38 metros de altura, está localizado no cume de uma montanha a 710 metros acima do nível do mar.

bestday-cristo.redentor

A idéia da construção de uma estátua religiosa já havia sido proposta por Heitor da Silva Costa em 1923, porém foi em 1926 que iniciaram a construção com a ajuda dos fiéis da igreja católica no Brasil e de pessoas que tinham o interesse de que fosse construída a estátua. Os primeiros rascunhos do desenho da estátua foram feitos pelo pintor Carlos Oswald.

A ideia original era totalmente diferente da que vemos hoje em dia, pois na realidade a estátua teria em uma das mãos um globo terrestre e na outra uma cruz, porém foi por meio de votos que a população brasileira elegeu a forma atual: com os braços abertos.

cristo-redentor-rio-de-janeiro

Sua base é de concreto, revestida de milhões de triângulos de pedra sabão, que é um material que não se deforma e tem uma vida útil maior, além de ser de fácil manutenção. Cada triângulo mede geralmente 3,5 cm e o seu peso total é de 1,145 toneladas. As mãos e a cabeça foram construídas na França pelo escultor franco polonês Paul Landowski; estas peças chegaram até o cume da montanha pelo trem do Corcovado, uma linha férrea que percorre um total de 3,800 metros.

Em 2002 instalaram escadas rolantes para facilitar o acesso, já que antes era necessário subir os 222 degraus da escadaria. Em 2009, o Cristo Redentor foi incluído no Guinnes World Records como a maior estátua de Cristo do mundo.

cristo-redentor-a-noite

Outro detalhe curioso é que o Cristo tem dois corações: um deles é visível para todos e está logo abaixo do pescoço entre o peito, e o outro está localizado dentro da estátua, onde estão os nomes de seus criadores e de suas famílias.

Em 2010 foi constatado que havia uma deterioração de aproximadamente 30% da estrutura, principalmente nos braços, pernas e cabeça, provocadas pelos raios de sol, sal e ar. A restauração total do Cristo Redentor teve um custo de aproximadamente 7 milhões de reais!

cristo-redentor-sol

A arquidiocese do Rio de Janeiro possui os direitos de imagem da estátua, assim que se você deseja fazer algum trabalho relacionado com a imagem do Cristo Redentor, deve solicitar com eles e não tem nenhum custo.

O que você achou de saber mais sobre esta maravilha da engenharia? Agora só falta você planejar sua viagem para conhecer esta que é somente uma das muitas atrações no Rio de Janeiro.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

BestDay

Últimas Posts BestDay (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro