Como se preparam as escolas de samba para o carnaval

Autor:

29 jan , 2015  

carnaval scolas

São muitos os lugares que o turista pode escolher para passar o carnaval no Brasil. Mas quais são os melhores destinos carnavalescos do Brasil? Não existe uma resposta exata para essa pergunta, já que todas as cidades do Brasil onde são feitos os carnavales contam com uma grande variedade de atrações como, desfiles de escolas de samba, blocos de ruas, trios elétricos e muita animação.

O carnaval é um evento que começa a ser feito muito antes da festa começar em fevereiro. Seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte ou Bahia o carnaval 2015 começou a ser organizado no meio do 2º semestre de 2014.

As escolas de samba do grupo especial Rio escolheram o samba enredo (tema do desfile) em meados de outubro.  A liga das escolas de samba do Rio determina uma data para que as escolas apresentem o samba enredo do ano para então começarem a trabalhar na organização do desfile e é ai que os barracões da cidade do samba começam a entrar em ebulição com as criações. Nenhuma escola de samba pode apresentar o mesmo enredo.

Cidade do samba

Este é o lugar onde a magia começa a aparecer nos carros alegóricos e fantasias de cada escola de samba do grupo especial do Rio. Esta estrutura foi inaugurada em 2005 e conta com 16 galpões onde cada escola tem seu espaço para trabalhar.

Este local também é considerado uma atração turística e explicam para os turistas como as escolas de samba se organizam para o carnaval e ainda tem show de samba perto do carnaval.

Como funciona o desfile

Com tudo pronto, as escolas vão para a avenida por ordem de sorteio. São dois dias de desfiles, no domingo e segunda-feira que começam às 21h horário de Brasília. Cada escola entre 65 a 82 minutos para atravessar toda a avenida e tem entre 2.500 a 4.000 componentes sem contam os empurradores dos carros alegóricos. É muita gente desfilando, cantando e fazendo este lindo espetáculo que hipnotiza todo o mundo.  Caso a escola ultrapasse o tempo permitindo é descontado 0,1 ponto por cada minuto excedido.

No total são cinco julgadores para cada quesitos que são: comissão de frente e mestre-sala, porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, harmonia, evolução, conjunto, enredo e bateria. A menor nota que a escola leva de cada quesitos é descartada.

Com tantas regras é claro que as escolas tentam ser disciplinadas para conseguir fazer o melhor desfile e ganhar a competição.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil

,