Bumba-Meu-Boi, Patrimônio Cultural do Brasil

Autor:

29 jun , 2016  

Bumba-Meu-Boi Patrimônio Cultural do Brasil - Boi Bumba
Em agosto de 2012, o bumba-meu-boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Você já pensou em participar de uma festa folclórica? Pois saiba que a melhor e maior delas, acontece nas ruas de São Luiz, de novembro até 06 de Janeiro, dia dos Reis Magos, sendo considerada a maior e melhor manifestação cultural do nordeste brasileiro.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Festa do Bumba-meu-boi

O bumba-meu-boi tem origem na cultura espanhola e portuguesa, africana e indígena. A tradição em São Luís do Maranhão, assim como em todo o norte e nordeste do país, é iniciar o festival do boi em frente à casa dos patrocinadores da festa, ou seja, de quem convidou o grupo.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Rua-de-Sao-Luiz-do-Maranhao

É uma mescla de dança e representação teatral, onde os personagens são humanos e animais fantásticos, principalmente o boi. A história mistura sátira, comédia, tragédia e drama, na qual a figura do homem é frágil diante da força bruta do boi. A história é contada através de cantos e declamações, e os acontecimentos têm como tema a vida, morte e ressureição de um boi.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Interpretação do Bumba-meu-boi

Os personagens principais são: o boi estimado, o fazendeiro branco, dono do boi, o vaqueiro negro e sua mulher cabocla. Nas diferentes regiões do norte e nordeste, há uma variação quanto ao personagem principal. Em alguns locais é o boi, e em outros é o vaqueiro que rouba o boi.

Existe uma grande diversidade nos nomes atribuídos aos personagens. O boi pode ser chamado de Mimoso, Barroso ou Estrela. O vaqueiro tem nomes como Pai Francisco, Mateus, Fidélis, Nego Chico, Sebastião, entre outros. Já o fazendeiro é conhecido por: Capitão Boca Mole, Senhor Branco, Capitão-do-Mato, Capitão-Marinho, Amo, Patrão, Coronel, Comandante, etc.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Desfile do Bumba-meu-boi

Igual ao Festival de Parintins e o Carnaval, a representação do Bumba meu boi conta com alegorias muito coloridas, sendo que a do boi é uma armação de madeira coberta por tecidos bordados, na forma de um touro. “Miolo do boi”, é o nome que recebe a pessoa que fica dentro da alegoria.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Alegoria do Bumba-meu-boi

Com pequenas modificações, o enredo é diferente de região para região. Através de muita dança e cantos é passada a seguinte história: a mulher de um vaqueiro, grávida, tem o desejo de comer língua de boi. O vaqueiro rouba o boi do fazendeiro para satisfazer o desejo da mulher. O fazendeiro muito apegado ao boi mobiliza vários peões na busca do animal. O destino do boi também é variado: em alguns autos ele adoece e morre, em outros sobrevive, e em algumas versões morre, para ressuscitar em seguida.

Bumba-meu-boi Patrimônio Cultural do Brasil - Desfile do Bumba-meu-boi

Agora que você já sabe, exatamente do que se trata, não vai querer ficar de fora deste grande festival, o Maranhão conta com uma completa infraestrutura hoteleira pronta para receber viajantes do mundo inteiro durante todo o ano, além de possuir muitas outras atrações divertidas.

Programe-se agora mesmo, existem muitas agências de viagens que oferecem excelentes pacotes para que você não perca estas festas. E quando voltar sinta-se a vontade para contar como foi sua experiência, nós vamos adorar e agradecer!.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil