Fatos curiosos sobre o Brasil

Autor:

16 set , 2014  

Brasil Curiosidades

Quem não é curioso? A curiosidade é o simples desejo do ser humanos de ver, tocar ou conhecer algo ou alguém até então desconhecido. O Brasil é um país bem curioso pelo fato de ser tão grande e existir tantas particularidades dentro de um só idioma como também entre as pessoas.  Neste caso é muito interessante descobrir e desvendar certos comportamentos.

Falando em comportamento, e o povo brasileiro? Geralmente o povo brasileiro é descrito por seu entusiasmo e uma simpatia que faz com que todos acreditem que tudo é possível, fácil e que tudo vai acontecer.

O país do jeitinhoops, o Brasil, tem uma mistura de raças e culturas de todas as partes do mundo e é por essas e outras que para grande maioria dos brasileiros a busca de atalhos, soluções facilitadas ou vantagens fazem parte do cotidiano das pessoas. Com tudo isso, o povo brasileiro acaba conquistando pessoas de outras culturas por onde passa com esse jeitinho extrovertido cheio de malemolência pronto para resolver qualquer empecilho que surja, desde palavras capciosas, que nosso idioma tem em comum com outros idiomas, a outros comportamentos interculturais. Com esse gingado somos conhecidos por dar um jeitinho para tudo e pelo jargão “sou brasileiro e não desisto nunca”.

Além do comportamento, você sabia que no Brasil temos mais mulheres que homens? Pois bem, o Censo 2010 contou exatamente 190.755.799 habitantes nos 8.514.876,599 km² de território nacional. É muita gente mesmo, mas deste total, 49% são homens  e 51% são mulheres. Além do mais, a região sudeste tem o maior número de mulheres, principalmente no estado de São Paulo.

Outra curiosidade importante e histórica é a construção da nova capital Brasília. A primeira capital do Brasil foi Salvador, na Bahia de 1549 a 1763 e depois a capital foi para o Rio de Janeiro e só mudou de lá quando o presidente Juscelino Kubitschek, orientado pelo Plano de Metas, decidiu construir uma nova capital que foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Aliás, a bandeira brasileira hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília é a maior bandeira hasteada no mundo. Mas como é muito pesada e por causa disso não suporta o vento e rasga é trocada mensalmente e cada mês um estado brasileiro diferente é responsável pelos custos da nova bandeira.

Em Santa Rita do Passa Quatro em São Paulo está a árvore mais velha do Brasil. Ela é uma Jequitibá-Rosa com 3020 anos que se encontra no Parque Estadual de Vassununga.

Antigamente andavam de Maria-Fumaça para se locomover e ao passar do tempo elas pararam de funcionar, mas ainda é possível embarcar em uma no estado de Minas Gerais. Entre São João Del Rei e Tiradentes ainda circula a mais antiga Maria-Fumaça do mundo (desde 1881). Ela faz um percurso de 12 km.

O tráfego de helicópteros na cidade de São Paulo já é o terceiro maior do mundo e por isso o Brasil entrou no ranking dos países que tem a frota de helicópteros que mais cresce no mundo.

São muitas as curiosidades dessa terra mágica e maravilhosa.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil