Axé, o ritmo do carnaval da Bahia

Autor:

5 fev , 2015  

carnaval

O Brasil é um país com autonomia musical privilegiada ao criar seus próprios ritmos musicais como o samba, a bossa nova e também o axé music, ou apenas axé.

Mais um ano de carnaval se aproxima e os hotéis em Salvador já estão com lotação máxima para o carnaval de 2015 com turistas do mundo inteiro prontos para se divertir em um dos melhores carnavais do mundo

O Axé foi um ritmo musical nasceu na década de 80 na Bahia com a mistura do carnaval de Salvador em combinação do frevo e do afoxé (ritmos afro-latinos e afro-brasileiros, forró, maracatu, merengue, reggae, entre outros). A palavra “axé” significa energia positiva e é uma saudação religiosa utilizada na umbanda e no candomblé. O axé é o ritmo mais tocado nos trios elétricos e também durante o ano inteiro na Bahia.

Os blocos de Rua de Salvador tiveram participação no desenvolvimento do Axé com Olodum e Timbalada que trouxeram a música dos guetos de Salvador para as ruas e atraindo estrangeiros e turistas de todo o Brasil para acompanhar sua música.

Carnaval e suas raízes e o início do trio elétrico.

Sobre a história do carnaval, ele desembarcou no Brasil no período colonial e ganhou força comercial no século XX. Um dos primeiros passos carnavalescos no Brasil foi com o chamado “entrudo” que é uma festa de origem portuguesa onde as pessoas faziam a festa na rua com rostos pintados e jogando farinha ou bexigas de água uns nos outros. No entanto era considerado um pouco violento porque os ataques muitas vezes eram ofensivos, nem sempre a bexiga de água era de água ou com um bom cheiro.

Na década de 50 os cantores Dodô e Osmar atraíram seguidores quando decidiram tocar em uma caminhonete pelas ruas da cidade, desta forma mal sabiam que esta ideia seria uma nova maneira de pular carnaval, no qual hoje o ritmo predominante é o Axé.

O Axé ganhou força nacional através de cantores e bandas, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Claudia Leite, entre outros cantores que fizeram sucesso nos anos 80 e 90, como Moraes Moreira, Luis Caldas, Daniela Mercury, Terra Samba, Banda Mel e Netinho, alguns destes são homenageados com canções famosas que são cantadas em pleno carnaval.

O axé é um ritmo musical com tanta boa energia que entre seus porta-vozes não existe “está é minha música e só eu canto, a música é nossa”. Ao acompanhar um dos trios elétricos de Salvador os cantores homenageiam seus companheiros do presente e passado e relembram o público com canções famosíssimas dos anos 80 e 90 que são cantadas até hoje.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Salvador

,