As Cidades Históricas de Minas Gerais

As Cidades Históricas de Minas Gerais

Autor:

17 out , 2016  

Minas Gerais é um estado brasileiro que possui atrações para todos os gostos, como aventuras, belezas naturais, arquitetura colonial, gastronomia rica em sabores e aroma, além de arte, cultura e uma história apaixonante em cada uma de suas cidades.

ouro-preto

-Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto – Projetada por Aleijadinho, foi declarada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo-

Quase todas as cidades históricas de Minas Gerais foram tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Histórico da nação. Estão localizadas ao longo da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, por ter servido como rota para os colonizadores transportarem o ouro e os diamantes extraídos nas terras mineiras até o porto do Rio de Janeiro, capital da colônia na época.

praca-da-liberdade-em-belo-horizonte

Partindo da capital do estado, Belo Horizonte, conheça as cidades históricas:

congonhas-news-12

Congonhas: Famosa devido às esculturas dos Doze Profetas feitas em pedra sabão, localizadas na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus, e devido também às seis capelas que compõem o Jardim dos Passos representando a Via Sacra, com belíssimas imagens em cedro, obras do grande artista barroco Aleijadinho. Outro atrativo da cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário construída por escravos, antes que os mineradores chegassem à região.

cidades-historicas-de-minas-gerais

Diamantina: Cidade onde nasceu o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Conta com um maravilhoso conjunto arquitetônico e igrejas que demostram fielmente a riqueza da arte barroca. Seu centro histórico é palco de um dos carnavais mais animados do estado e é considerada como uma das mais importantes cidades históricas brasileira, motivo pelo qual se tornou o cartão postal de Minas Gerais.

minas-gerais

Mariana: Fundada em 1711, foi a primeira vila, primeira capital e a primeira cidade do estado. Seus casarões, igrejas, praças e ruas apresentam uma linda arquitetura colonial e é considerada uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro. Além de manter viva as tradições religiosas e manifestações culturais típicas, possui ainda uma catedral decorada com arte barroca e seu maior atrativo turístico é a Mina da Passagem.

igreja-de-nossa-senhora-do-carmo

Ouro Preto: Foi construída por escravos e por Aleijadinho no auge do ciclo do ouro. Conta com toda a riqueza e grandiosidade da arquitetura barroca brasileira e é a principal referência de cidade histórica do país.

Sabará: Concentra seu patrimônio histórico na arquitetura colonial dos casarões, igrejas e nas valiosas obras do mestre Aleijadinho. Esta cidade foi de enorme importância para a formação cultural do estado.

Santana dos Montes: Conhecida como “Cidade Natureza”, integra a Estrada Real e o Circuito Turístico com seus casarões, fazendas coloniais e belezas naturais.

sao-joao-del-rei

São João Del Rei: Uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, onde nasceu Tiradentes, líder e primeiro mártir da Inconfidência Mineira, importante e histórico movimento revolucionário que lutou pela independência do país. Conta com imponentes igrejas e belas casas coloniais da época do ciclo do ouro.

cidade-de-tiradentes-a-beleza-da-arquitetura-barroca

Tiradentes: Possui um dos mais belos acervos barrocos do país e lembranças da época da Inconfidência Mineira. É uma das cidades mais importantes do estado e uma de suas melhores atrações é um trem secular que faz a conexão com São João Del Rei, conhecido como Maria Fumaça.

Você não pode deixar de redescobrir o Brasil através destas cidades históricas marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários que possuem relíquias como a arte barroca representada pelas obras de Aleijadinho e Ataíde. Aproveite também para participar das várias atrações, como carnavais, festivais de cinema, inverno e gastronomia, além de respirar o ar puro das montanhas.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Brasil