Aproveite o dia em Campos do Jordão

Autor:

6 mar , 2015  

Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão está localizada no interior de São Paulo, próximo da Serra da Mantiqueira, e é considerada um destino para curtir um clima de inverno. Está localizada a 1.628 metros de altitude e é considerado o lugar mais alto da cidade. Está a menos de 180 quilômetros da cidade de São Paulo e aproximadamente 350 quilômetros do Rio de Janeiro.

Com esse clima de inverno é uma cidade perfeita para casais, amigos e família. Apesar de ser conhecida como um destino sofisticado há muitas opções de hotéis em Campo do Jordão para todos os bolsos.

Como a cidade é pequena, uma escapada de fim de semana ou feriado de 3 ou 4 dias é perfeito para conhecer e desfrutar. Além disso, Campos do Jordão é famoso pelo Festival de Inverno que acontece no mês de julho com muitos espetáculos gratuitos na Praça Capivari e no Palácio Boa Vista com música clássica, pop, rock e até eletrônica.

Passeios em Campos do Jordão

A Vila Capivari é o ponto de partida e  chegada de qualquer passeio em Campos do Jordão. Lá é onde estão os principais restaurantes, cafés e o centro comercial da cidade. A arquitetura é realmente linda, com muitas casas em estilo alemão e inglês.

Campos do Jordão

Foto: Gabriel Pevide

Um passeio indispensável é o de bonde. Na estação Emilio Ribas, Vila Capivari, você pega o bonde que percorrerá boa parte das áreas urbanas da cidade e termina na estação no bairro de São Cristóvão. São mais ou menos 40 minutos de viagem e se você for para a cidade no mês de julho poderá fazer esse passeio de Maria-Fumaça.

Aberto para visitas guiadas o Palácio Boa Vista, a residência oficial de inverno do governador do estado, se transformou em monumento público e centro cultural nos anos 70. Tem esculturas de Bruno Giorgi e Victor Brecheret, telas de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, peças do barroco brasileiro e móveis dos séculos 17 e 18.

Passeio de trem Foto: Boulevard Geneve

Passeio de Bonde por Campos do Jordão

A Fábrica de Cerveja Baden Baden é uma das visitas guiadas mais entretidas. Você vai percorrer a fábrica e ver todo o processo de fabricação de seis tipos de cerveja e é claro que degustá-las. Para este passeio, em especial, é necessário agendar a visita antecipadamente.

Passeios junto à natureza

Se você quer mais aventura vá até a Pedra do Baú, está a 1.950 metros de altitude. Prepare o fôlego para caminha uma hora e meia, mais ou menos, mas a vista do pôr do sol é maravilhosa. Também há passeios de quadriciclo.

Mas se você prefere um passeio junto à natureza, sem aventura e caminhadas, você pode ir ao Horto Florestal da cidade que é a maior reserva de araucária do Estado de São Paulo.

Em uma área de oito mil hectares, conta com cachoeiras, lagos e trilhas para caminhadas e para andar de bicicleta.

Endereços

  • Passeio de Bonde (ou Maria-Fumaça no mês de Julho) – Endereço: Av. Dr. Emílio Ribas, s/n
  • Palácio Boa Vista – Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001
  • Fábrica de Cerveja Baden – Endereço: R. Mateus da Costa Pinto, 1.653
  • Pedra do Baú – Acesso pela estrada para São Bento do Sapucaí, Km 17
  • Horto Florestal – Acesso pela Av. Pedro Paulo (13 quilômetros da Vila Capivari)

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Campos do Jordão