ALGUMAS CURIOSIDADES BEM INTERESSANTES SOBRE AS OLIMPÍADAS

Autor:

31 mar , 2016  

Os esportes olímpicos sempre chamaram a atenção de todos. Atletas de todo o mundo, que treinam exaustivamente para conseguir melhores marcas, com o sonho do ouro olímpico. Realmente é bonito ver a garra, dedicação e amor destes atletas pelo esporte.

Medalha de Ouro

As Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro tem tudo para ser um dos maiores eventos da história em relação ao nível de competitividade dos atletas. Mas este não é mais um texto que vai contar sobre como é heroica esta caminhada e bla, bla bla. Não, vou contar para vocês alguns fatos curiosos que fazem parte de toda a história das olimpíadas.

Então, “Você Sabia?”

  • Os jogos olímpicos surgiram na Grécia em 776 a.C., como uma forma de homenagear aos Deuses do Olimpo, porém mais de mil anos depois, foram abolidos pelo imperador Romano Teodósio I, a fim de propagar o cristianismo, alegando que os jogos se tratavam de uma festa pagã.
  • O primeiro esporte a ser disputado nas olimpíadas foi o “Stadium”, onde os atletas corriam nus a distancia de 190 metros, que os gregos acreditavam que eram o tamanho dos pés de Zeus.

Ruinas de Stadium em Olímpia

  • Nas Olimpíadas de Atenas em 1896, o grego Spiridon Belokas chegou em terceiro lugar na maratona, porém foi desclassificado quando a organização descobriu que este havia feito parte do trajeto de carona em uma carruagem.
  • Que os jogos olímpicos tem um lema que é: “Citius, Altius, Fortius”. Que em português significa: “Mais Rápido, Mais Alto e Mais Forte”. Este lema foi criado por Henri Didon para as Olimpíadas de Paris em 1900 e utilizado até a atualidade.

Lema Olímpico

  • Muitos já sabem, porém pode ser que você não tenha se dado conta, assim como eu. A delegação da Grécia é a primeira a desfilar na cerimonia de abertura de todos os jogos olímpicos. Seguida da delegação do país anfitrião e das demais delegações em ordem alfabética.
  • A tocha olímpica não é acesa com qualquer foguinho não. A cada dois anos (devido às olimpíadas de verão e as olimpíadas de inverno) é acesa a Chama Olímpica em Olímpia, na Grécia, a tocha só pode ser acesa com este fogo. Caso ela apague é utilizado o fogo de algumas lanternas (como lampiões) que também foram acesos com a mesma chama e são vigiados 24 horas por dia por membros da organização dos jogos.

Fogo Olímpico

  • Alguns tipos de “esportes” bem curiosos, como “Doze horas de ciclismo (1896)”, “Cabo de Guerra (1900 a 1920)”, “Tiro ao Pombo (1920)”, já fizeram parte dos jogos olímpicos.

Cabo de Guerra

  • O atleta mais velho a ganhar uma medalha foi o sueco Oscar Swahn com 72 anos, ele ganhou a medalha de prata na competição de tiro nas Olimpiadas da Antuérpia (Bélgica) em 1920.
  • O criador dos jogos olímpicos da era moderna foi Pierre de Fredy, ou Barão de Coubertin como era mais conhecido. Morreu em 1937, em Genebra, seu coração foi lacrado em uma caixa de bronze e está sepultado em Olímpia.
  • A britânica Charlotte Cooper foi a primeira mulher a conseguir um ouro olímpico. O feito aconteceu nas Olimpíadas de Paris, em 1900, no torneio de tênis feminino.

Charlotte Cooper

  • A primeira mulher sul-americana a participar de uma olímpiada foi a nadadora brasileira Maria Lenk, nas olimpíadas de Los Angeles em 1932.
  • O recordista de medalhas olímpicas, até o momento, é o nadador Michael Phelps com um total de 22 medalhas.

Michael Phelps

Estes e outras infinidades de detalhes, curiosidades e ações honradas que fizeram os jogos olímpicos tão famosos como são hoje. E você, vai perder a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro registrar os detalhes deste evento? Claro que não, né!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.

Igor Santos Barcellos

Administrador de Empresas por formação e curioso por vocação, amo conhecer novos lugares e tento aprender o máximo sobre sua cultura, seu povo e sua história. Sou admirador dos mais variados esportes, em especial os de velocidade e um amante incondicional das motocicletas. Trabalho na empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Igor Santos Barcellos (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro