A Riqueza Cultural e Tradicional dos Pueblos Mágicos do México

Autor:

6 ago , 2015  

Quando falo de Pueblos Mágicos, com certeza não me refiro a cidades onde ocorrem fenômenos paranormais ou onde deambulam seres com poderes especiais. Eliminada essa possibilidade, passo a explicar o que são estes Pueblos Mágicos do México. Imagine lugares de sonho, com tradições culturais, culinárias e artesanais únicas no mundo, cidades onde o mais importante é manter as festas e tradições, além do compromisso em conservar monumentos históricos e a beleza arquitetônica das suas origens.

Promovidas pela Secretaria do Turismo, entidade responsável pela nomeação Pueblo Mágico, estas fantásticas cidades são reconhecidas em todo o país como as mais espetaculares, onde a prioridade é resgatar e manter toda a riqueza cultural e histórica que possuem.

Ilha-Janitizo-ao-largo-do-Lago-Patzcuaro– Ilha Janitizo ao largo do Lago Patzcuaro –

Para que uma cidade seja considerada “Pueblo Mágico”, deve cumprir com vários requisitos, como ter uma atração turística única que a diferencie das outras cidades do estado e do país. Além disso, deve comprometer-se a cuidar os aspetos arquitetônicos, contar com edifícios emblemáticos, organizar festas e tradições que a caracterizam, enfim, tudo para que a sua identificação cultural e histórica seja mantida.

Nesta lista de lugares que vai crescendo ao longo dos anos, está Bacalar. Este lugar é absolutamente fantástico! Além da atmosfera pacata e das intermináveis histórias de como se defendiam dos ataques dos piratas, aí descobrimos a magnifica Laguna de los Siete Colores, também conhecida como Laguna Bacalar. O azul destas águas não deixa ninguém indiferente e o fato de estar localizado no Estado de Quintana Roo, faz com que seja possível visitá-la na sua próxima viagem a Cancún, comprando algum dos vários passeios disponíveis com a BestDay.

Laguna-de-los-Siete-Colores-Bacalar– Laguna de los Siete Colores, Bacalar –

O Estado de Veracruz é representado por duas cidades, Coatepec e Papantla. Com fortes tradições no cultivo de café e baunilha, dois aromas naturais que acompanharão a sua viagem por estes Pueblos Mágicos. Em Papantla há um ritual único associado às atividades agrícolas, onde os legendários Voladores de Papantla giram e descem, com cordas, de alturas impressionantes.

Voladores-de-Papantla– Voladores de Papantla –

Comala, uma pequena cidade de Colima que foi recentemente nomeada Pueblo Mágico e é reconhecida especialmente pelas suas vielas estreitas, telhados em tom vermelho vivo, pequenas casas brancas e pela sua principal festa que se realiza em 12 de dezembro, dia da Virgem de Guadalupe. A cidade dedica-se principalmente à criação de móveis e objetos artesanais em mogno, um tipo de árvore tradicional da região.

Pueblo-Magico-Comala– Comala, Colima –

Um passado com mineiros, fazendas e templos dos séculos XVI a XVIII fazem de Huasca de Ocampo e Real del Monte, ambas no Estado de Hidalgo, cidades consideradas como Pueblo Mágico. Localizadas perto de Pachuca, a capital do estado, são dois destinos ideais para descobrir mais da história do México e apreciar paisagens de uma beleza impressionante, como os famosos Prismas Basálticos.

Prismas-Basalticos-em-Pachuca– Prismas Basálticos, Pachuca –

O Estado de Michoacán não é apenas conhecido pela sua gastronomia única, mas também por três cidades que foram nomeadas “Mágicas”. Uma delas é Pátzcuaro, fundada antes da chegada dos conquistadores espanhóis e que todos os anos nos dias 1 e 2 de novembro, os habitantes fazem oferendas aos mortos. As outras duas cidades que o encantará são Tlalpujahua de Rayón e Cuitzeo, com as suas inúmeras construções tradicionais e festas durante todo o ano.

Patzcuaro-Pueblo-Magico– Pátzcuaro –

Estes são alguns dos mais de 80 Pueblos Mágicos do México. Misturando o estilo arquitetônico e tradições indígenas com as espanholas, o México de hoje em dia destaca-se não só pelas suas praias, mas igualmente por toda a riqueza cultural que herdou da sua história. Veja os melhores pacotes de viagens com a Bestday e conheça estas fantásticas cidades.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Nascido em França, mas com o coração português, considero-me um autodidata na escola da vida e tento sempre ser o melhor naquilo em que me dedico. Sou um amante da boa gastronomia e apaixonado pelo Handebol. Atualmente trabalho para a empresa BestDay como Web Content Developer.

Últimas Posts Alain Cruz Sousa (Ver todos)

México

,