A gastronomia tradicional de Paris

Autor:

29 abr , 2015  

Mundialmente famosa, a gastronomia tradicional de Paris não decepciona, conheça os clássicos!

Não importa para onde você estiver viajando, em algum momento da viagem você terá que parar para comer, certo? Mas, em alguns destinos, comer pode ser justamente considerada uma das coisas em sua lista de “coisas a fazer”, enquanto você estiver lá – e Paris é um desses lugares. Paris, para não mencionar toda a França, é mundialmente famosa por sua culinária, por isso faz sentido viajar para Paris com uma lista de nomes de comidas tradicionais que você gostaria de provar.

Colorful macaroons

– Macaroons coloridos, um clássico parisiense –

Esta lista pode ser enorme, portando selecionamos alguns pratos e produtos gastronômicos tradicionais que te ajudarão a manter saciado entre um passeio e outro.

O que comer em Paris no café da manhã?

Os franceses não costumam comer muito logo cedo, na gastronomia tradicional de Paris, o café da manhã típico consiste em um croissant (ou melhor, O Croissant, diga-se de passagem) e uma xícara de café. Além de economizar, esta  refeição da a oportunidade de comer algo “muito francês” todos os dias. Estou falando, é claro, do croissant.

As padarias em Paris oferecem uma verdadeira forma de ‘arte’, seus croissants, ou mesmo os pães, são leves, macios por dentro e crocantes por fora. Além do croissant tradicional, não deixe de provar: Brioche, Pain au Raisin, Pain au Chocolat, Chausson aux Pommes e um pedaço da tradicional baguette.

Paris no almoço e no jantar

Sugerimos estas duas refeições juntas porque, às vezes, você vai encontrar versões menores do menu do jantar disponíveis para o almoço, o que ajuda os viajantes com um orçamento mais curto a provar alguns pratos famosos em Paris por um valor mais baixo.

Alguns dos pratos que você encontrará nos menus dos restaurantes de Paris e que pode considerar para o almoço ou jantar, dependendo da sua fome, são:

Croque Monsieur / Madame – A versão francesa do sanduíche de queijo grelhado. Um croque Monsieur é um sanduíche grelhado com queijo (geralmente no exterior) e presunto (no interior). A “Madame”, acrescenta um ovo frito por cima. Normalmente são vendidos em carrinhos de crepe, e ainda podem vir acompanhados por uma salada.

Quiche – O quiche mais famoso é o quiche Lorraine, feito com ovo, creme, queijo e pedaços de presunto; mas há muitas outras variedades.

Escargots – Os caracóis não costumam agradar a todos, mas se você quer provar um prato tipicamente francês, terá que experimentar. São cozidos em um molho amanteigado e servidos ainda nas conchas. Os restaurantes proporcionam um utensílio especial para agarrar as conchas enquanto você puxa os caracóis para fora, se não souber como usar pode perguntar ao garçom, não é vergonha nenhuma!

Confit de Canard – Pato, um prato incrivelmente popular entre os franceses. Se você nunca provou pato, esta é uma ótima oportunidade.

Lanches rápidos e doces

Os parisienses não são muito de ‘lanches’, mas se você quer algo rápido, fácil e típico, procure por:

Falafel – Apesar de ser originário de países do norte da África, o Falafel é muito consumido na França, são bolinhos fritos de grão de bico moído e servidos em uma pita.

Crepes – Dispensam apresentações. Em Paris os crepes são incríveis. Podem ser salgados ou doces.

Paris não deixa nada a desejar em questão de doces, portanto, sempre que for a um restaurante, certifique-se de deixar um espacinho para a sobremesa:

Iles flottantes – É um tipo de merengue sobre uma calda de baunilha;

Clafoutis – Um tipo de torta com frutas da estação.

Madeleines – Estes famosos docinhos estão entre um cookie e um bolo, e embora você não os veja nos menus de sobremesa, e sim acompanhando uma xícara de café, nada impede que você compre vários em alguma confeitaria.

Crème Brulée – Provavelmente o mais tradicional doce francês. É uma sobremesa cremosa por dentro e crocante por fora, tem um leve sabor de baunilha.

Creme Brulee

– Creme Brulée, uma das sobremesas mais famosas da França –

E para acompanhar tudo isso, nada melhor que um verdadeiro champanhe francês originário da região de Reims, onde são fabricados os melhores e mais caros champanhes do mundo, tais como Perrier Jouet, Cristal, Moet Chandon e Veuve Clicquot.

Quando for à Paris, sinta as bolinhas do champanhe na boca, o sabor e o aroma da comida, a textura e a beleza das apresentações dos pratos. Conhecer a gastronomia de Paris é uma experiência que encantará os seus cinco sentidos.

Au revoir!

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Sou brasileira mas me considero uma cidadã do mundo, estudei turismo e tive a sorte de morar e trabalhar em diversos países. Como era de se esperar eu adoro viajar e curtir atividades ao ar livre. Atualmente moro no Rio de Janeiro e amo escrever sobre o que o Brasil e o mundo tem a mostrar!

França, Paris