60ª Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos

Autor:

10 ago , 2015  

“Segura peão! Que vai começar o rodeio de fé e emoção no melhor estilo com nosso Senhor no coração”.

Peao

Assim se inicia a maior e mais antiga festa de peão de boiadeiros da América Latina com prestígio internacional, que acontece anualmente na cidade de Barretos, um municipio do estado de São Paulo. A 60ª edição do evento acontecerá em 2015 entre os dias 20 e 30 de agosto no Parque do Peão de Boiadeiros de Barretos, um complexo com mais de 2 milhões de m², também conhecido como Barretão.

Fachada-do-Parque-do-Peao-Barretao

Esse evento onde participam pessoas de todas as idades que vibram e se emocionam com as apresentações é organizado pelo clube “Os Independentes” desde 1955 e reune atrações esportivas, gastronômicas e culturais com o objetivo de manter vivas as raízes do interior do Brasil.

Arena-do-Parque-do-Peao-em-Barretos

Em uma arena gigante, cuja arquibancada é comparada a um enorme estádio de futebol são necessárias toneladas de equipamentos de som, iluminação e montaria para a realização desta festa grandiosa. Somente os melhores peões participam deste rodeio, verdadeiros amantes das montarias, que precisam ficar em cima de touros, bois ou cavalos por até 8 segundos para competirem no campeonato que escolherá o melhor peão de montaria.

Festival_2

Na capital nacional do rodeio também são apresentados espetaculares shows com grandes nomes da música sertaneja do país, como Gusttavo Lima, Bruno e Marrone, Michel Teló, Edson e Hudson, Chitãozinho e Xororó, entre outos, além de várias atrações tradicionais das quais destacamos:

Concurso-de-Berrante

O Concurso do Berrante – O berrante é um instrumento feito de chifre de boi e detalhes em couro muito utilizado pelos peões de boiadeiro, o qual emite sons agudos e graves. Cada toque é como uma senha que avisa a hora do almoço, o toque de recolher, toque de perigo e orienta o sinueiro (boi que comanda a boiada). A vida do peão de boiadeiro é marcada por tradições e o berrante faz parte desta história, além de ter sido muito importante no desbravamento de terras desconhecidas pelos tropeiros. O concurso elege e homenagea os melhores berranteiros do país, além de manter viva a tradição do toque do berrante.

Pau-de-Sebo

Concurso do Pau de Sebo – Uma das atrações mais divertidas da festa. O desafio consiste em que o participante pegue uma bandeira no alto de um mastro de 11 metros. Qualquer um pode participar da brincadeira e a única regra é que para subir no pau, untado com sebo de boi, o participante tem que estar com o corpo liso e não usar nenhum tipo de equipamento para a escalada.

Violeiros

Palco das Raízes Sertanejas – É o espaço da música raiz moda de viola, onde é proibido o uso de qualquer instrumento eletrônico e a viola é obrigatória. Nele são apresentadas atrações que fazem parte da história do peão de boiadeiro e das comitivas de tropeiros responsáveis pela fundação de muitas cidades ao explorar o território levando boiadas pelo interior do país. Estas atrações são apresentadas por duplas, cantores, declamadores e catireiros, tanto amadores quanto profissionais.

Queima-do-Alho_4

A Queima do Alho – O nome é devido a uma tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiros e virou uma das principais atrações do evento. A comida é preparada em um fogão improvisado bem perto do chão e o cardápio é composto de arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. No Ponto do Pouso é realizado um concurso culinário, onde será eleito como ganhador o cozinheiro que preparar a melhor comida à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

60-Festa-do-Peao-de-Boiadeiros-de-Barretos

– Estátua de um Peão na Entrada do Parque do Peão de Boiadeiro em Barretos –

Não deixe de comprar seu ingresso, as passagens e reservar seu hotel com antecedência, para não ficar de fora desta festa emocionante. Verifique as ofertas da BestDay.com.br, onde com certeza encontrará algo compatível com o seu orçamento.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira atualmente vivendo e trabalhando em Cancún como Web Content Developer. Viajar, conhecer outros países e novas culturas são meus hobbies favoritos, como também dançar, fazer exercício e ler. Sou católica, amo Deus, minha família e os amigos que conquistei nesta minha jornada pelo mundo.

Últimas Posts Cristina Terra (Ver todos)

Barretos, Brasil