450 anos do Rio de Janeiro

Autor:

27 fev , 2015  

450rio

Uma das datas mais importantes no calendário do carioca é o dia do aniversário da sua cidade tão querida. A cidade maravilhosa neste ano de 2015 vai completar 450 anos de idade.

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1º de março de 1565 com o nome de cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para homenagear o rei menino de Portugal. O santo padroeiro do Rio é homenageado em todos os 20 de janeiro. Diz a lenda que a capela onde estava o santo foi atacada por índios e quando o mordomo gritou o nome do santo padroeiro e os reforços chegaram.

Sempre que nos referimos ao Rio de Janeiro seu principal apelido é “Cidade Maravilhosa“. Esse título foi dado pelo escritor maranhense Coelho Neto ao homenagear a cidade por suas diversas belezas naturais, mas esse nome também é de uma famosa marchinha de carnaval escrita por André Filho e arranjada por Silva Sobreira para o carnaval de 1935 e foi escolhida como hino da cidade.

Cidade Maravilhosa

O Rio é considerado o principal destino turístico da América do Sul e paisagens internacionalmente conhecida, como a estátua do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado, o Estádio do Maracanã, vários pontos onde os turistas descobrem as belezas dessa cidade. Sem contar as praias mais famosas do mundo: Copacabana e Ipanema que fazem parte dos 197 quilômetros de litoral do Rio onde há mais de cem ilhas espalhadas, entre elas a famosa Ilha de Paquetá.

10377381_648901541830976_6197130633125864863_n

A boêmia da cidade fica no bairro da Lapa e seus arcos que levam a Santa Tereza onde é possível tem uma visão privilegiada da cidade. São muitos os passeios no Rio de Janeiro por partes que foram designadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2012 com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”.

Mas é claro que além de todos os bairros mais famosos e localidades no centro da cidade existem muitos outros cantinhos cariocas onde a boêmia prevalece e praias com lindas paisagens.

Rio 450

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro criou a marca “Rio450” que desde o final de 2014 está estampando as ruas da cidade a fim de divulgar a comemoração dos 450 anos da cidade.

Uma programação mensal foi criada para todos os meses deste ano, já são mais de duzentos eventos no total que foram divididos em categorias, tais como artes, esportes, seminários, presentes, música e festivais.

Através do site interativo, http://www.rio450anos.com.br/, o carioca ou qualquer cidadão que queira curtir o Rio nos próximos meses encontrará toda a programação desde cinema a céu aberto com filmes que falam sobre a cidade, passeios guiados pela cidade e sua história, concurso de poesia, exposições para todas as idades, enfim, são muitas as opções de diversão gratuita. No mês de março serão 60 eventos no total.

Últimas Posts

The following two tabs change content below.
Brasileira de São Paulo, professora de português em Buenos Aires e jornalista. Amo viajar, conhecer lugares e suas culturas. "Para viajar basta existir." - Fernando Pessoa

Últimas Posts Flávia Lanzoni (Ver todos)

Brasil, Rio de Janeiro

,